CONSERVATÓRIO ESTADUAL DE VARGINHA ENCERRA ATIVIDADES DAS TURMAS DE ARTES CÊNICAS COM UM GRANDE ESPETÁCULO TEATRAL
“Labirinto”
Apresentação do dia 29 de novembro, no Auditório do Conservatório Estadual de Música de Varginha foi a mostra do trabalho de enceramento das turmas de Artes Cênicas de 2024 do CEMVA.
A peça “Labirinto” dirigida pela atriz, diretora e professora Líbia Tavares, uniu as 13 turmas de teatro onde pessoas de idades diferentes de 10 a 79 anos, se encontravam em um grande labirinto delimitado fisicamente com as cadeiras do auditório, e psicologicamente através do texto que se repetia entre duplas de diferentes personagens e situações.
Os encontros entre as personagens eram em situações e locais diferentes, proporcionando interação a todo instante com a plateia, onde, de alguma forma, expectadores se mesclassem aos atores, sendo parte o todo, escolhendo o local de onde assistiria à peça, podendo trocar a cada cena ou simplesmente assistir do ângulo e distância possível, como se estivéssemos em uma grande praça, testemunhando cada encontro.
O palco estava em todos os lugares e a plateia também. Eram todos observadores e ao mesmo tempo atuantes em todo o processo, pois foi provocada na forma de assistir. As 40 pessoas que participavam da peça estavam em cena como atores, atrizes e também como plateia.
Trabalhamos com a linguagem cinematográfica tanto nas cenas quanto nos filmes produzidos especialmente para a apresentação.
A proposta foi trabalhar com o tempo dentro e fora de nós, este mistério que cria relações e potencializa a presença.
O período de criação e ensaios foi um momento de muitas descobertas e superações. O processo aconteceu em 3 meses, desde que a professora Líbia assumiu as aulas no Conservatório. As mudanças de percepção e comportamento foram evidentes e ocasionaram cenas potentes e delicadas.
Está em produção um mini documentário, onde será exibida a gravação da apresentação feita por Simão Domingos e os depoimentos de algumas pessoas que perceberam o quanto o teatro é transformador, diz a professora de artes cênicas.
“O grande desafio foi apresentar algo para o encerramento, então a opção foi pelo que tínhamos de possibilidade. Cenas foram criadas nas aulas. Os personagens foram surgindo e se solidificando, embarcaram na ideia, se arriscaram, vieram juntos, todos estavam em “relação” como uma grande rede de atenção, presença e colaboração. A apresentação do dia 29/11 foi o único momento onde todos puderam se encontrar. Os ensaios eram uma vez por semana com cada dupla. As cenas nasciam e eles ficaram tão empolgados, tão entregues às descobertas internas proporcionadas pelo fazer do processo teatral, que de uma semana para outra as cenas chegavam cada vez mais amadurecidas. Tivemos a dificuldade de ensaiar no espaço, improvisamos recursos cênicos e tivemos ajuda de amigos, e todos puderam ter a riqueza insubstituível da experiência de atuar no teatro”, esclarece Líbia Tavares.
LABIRINTO (Ficha Técnica )
Elenco:
Pedro Bernardes Vasconcelos, Igor Marinho Vazi, Lara Dias Ferreira, Gabriela Brasileiro, Sofia Laura, Ana Mell Ramos Zanatelli, Manuela Lopes Ferreira Machado, Alice Maria Mendes Nogueira, Lays Soares Paulino, Amarildo Donizeti Pereira, Ana Paula Hermogenes, Cintia Ribeiro Gomide, José Balandino Sobrinho, José de Arimatéia de Freitas, Lilia Maria Carvalho, Mariza Bueno Domingueti, Paulo José Gonçalves, Pedro Henrique Pinto Nadeia, Simone Maciel Prado Mangia, Elias Pinheiro Lacerda, Fabiano Gabriel De Oliveira, Ingrid Caroline Silva Souza, Luís Henrique Salgado, Ricardo Martins Giovedi, Sabrina Danzi Da Costa, João Lucas Ricardino, Fabiana Finoti R. de Andrade, Rafael Geraldo Lima Santos (Rafael Macário), Maria Fernanda Pederiva Braz, Bruno Henrique Estevam da Silva, Emilly de Novais Marangão, Maria Aparecida da Silva (Cida Silva), Carlos Guilherme Rocha, Gisele Miranda de Sousa, Maria Eduarda dos Reis Mendes Costa, Danielle de Paula Lemes, Iraneide Oliveira Pereira, Nátali Ribeiro Vazi Pedro, Sophia Rosa (Piano), Elsão (Bateria e Iluminação), Rilker (operador de som e canto), Ana Mell Zanatelli e Lara Dias Ferreira (Assistentes de produção), Cinegrafista- Simão Domingos / Produtora Cavalo Brilhante, Criação gráfica- Fabiana Finoti R. de Andrade, Produção e Direção- Líbia Tavares, Texto: Adaptação de “O Sacrifício do Cervo Sagrado”, por Anderson Aníbal.
Agradecimento:
Anderson Aníbal (por propor o texto e a repetição), Geisa Alvarenga, Carla Carmelo, Elsão, Sophia Rosa, Simão Domingos, Ari, Cida Silva, Mell, Lara, Professor Ril, aos colegas de todas as turmas e a todos e todas que já descobriram que o teatro é a potência de ser humano.
Para mim, enquanto produtora cultural literária e colunista desse seleto espaço tive a honra de acompanhar bem de pertinho cada segundo desse espetáculo ímpar e, deixo aqui meu agradecimento à professora Líbia pelo convite e aos alunos que encerraram suas atividades com um espetáculo fabuloso.