Dizem que a vida começa somente depois do Carnaval.
Até pode ser verdade, mas para a APESUL – Associação de Poetas e Escritores do Sul de Minas a agenda já começou, cheia de atividades Literárias que é aberta para escritores membros ou não da associação, artistas de todos os segmentos que gostam de LITERATURA e também à população, pois a ARTE LITERÁRIA não é composta somente de escritores e leitores, mas sim de muitos braços que são usados para que essa ARTE permaneça VIVA.
Ainda no primeiro semestre acontecerão alguns lançamentos de escritores Varginhenses e também de outras cidades, mas que serão realizados aqui em Varginha.
Os lançamentos são importantes porque é o momento no qual o escritor fala sobre sua obra e faz um intercâmbio entre seus pares e também com leitores.
Nossa parceria com a Biblioteca Municipal, por meio da bibliotecária Eliana Costa, tem sido muito profícua e projetado atividades sempre ricas em reflexão e convívio literário.
Muitas atividades da nossa agenda acontecerão na Biblioteca Municipal de Varginha.
Porém, nem só de bibliotecas vivem as atividades da APESUL.
Em breve inauguraremos um Ponto de Leitura no Hospital Bom Pastor, mais precisamente no setor de oncologia, onde os pacientes que esperam por seus atendimentos terão mais tranquilidade, podendo degustar boas leituras.
O objetivo é criar hábitos voltados à literatura, criando novos leitores e deixar o tempo de espera dos pacientes mais agradável.
O projeto conta com o apoio do Hospital Bom Pastor que nos recebeu com muito carinho e atenção.
Uma estante foi doada pela casa YPIRANGA, de móveis usados e antiquário, e sua revitalização está sendo feita pela escritora e artesã Maria José Guidugli e o João, seu marido que estão esmerando na criatividade e na ARTE. Os livros são frutos de doações e ficarão à disposição de todos aqueles que quiserem continuar seus hábitos de ler ou iniciar uma jornada literária.
Ainda esse mês nossos encontros voltarão às atividades regulares, num novo espaço – Restaurante e Cafeteria DOM VICENTE, que fica na Avenida Princesa do Sul, 207, Jardim Andere, Varginha – MG. Esse sábado dia 18, aguardamos quem quiser aparecer para uma boa prosa e um café colonial. A prosa é por nossa conta e o café e por conta de cada um.
Esse ano estamos plantando novas sementes, aliás, o plantio começou ano passado, quando fomos contemplados pela LPG – Lei Paulo Gustavo Municipal.
Passando para o mês de fevereiro teremos o lançamento da PRIMEIRA ANTOLOGIA POÉTICA DA APESUL, que esse ano abarcou somente os poetas de Varginha, mas numa próxima oportunidade faremos uma compilação mais abrangente de poetas.
O evento acontecerá no Espaço MAZ e agradecemos à equipe da Marina Azze que cedeu, gratuitamente, sua Associação para que nosso lançamento possa acontecer em grande estilo.
O lançamento será dia 21 de fevereiro, das 18he30 às 21h, Rua José Gonçalves Pereira, 149, Vila Pinto, Varginha MG.
A APESUL é uma associação literária sem fins lucrativos, apesar de ser contemplada em alguns projetos a maioria das suas atividades são desenvolvidas com recursos próprios de seus escritores.
Ela não publica obras individuais e nem realiza atividades que favoreçam seus diretores.
O compromisso da APESUL, diz seu presidente Expedito Gonçalves Dias, é com a LITERATURA em âmbito coletivo, desenvolvendo parcerias com outras redes culturais literárias e demais segmentos.
Desde a sua fundação tem orientado seus membros sem custo algum, realizando encontros que promovam conhecimentos em todos os aspectos que são necessários para a publicação de livros, formação de leitores, apresentando editoras confiáveis sem o compromisso com a escolha editorial do escritor facilitando e democratizando a produção de novos artistas das letras, dentro e fora do município.
Já foram confirmados para o primeiro semestre o lançamento de 5 novas obras de seus membros.
Fiquemos no aguardo de novos conteúdos literários, lembrando que a escrita e a leitura são ferramentas terapêuticas para aqueles que as usam.
APESUL a todo vapor e fazendo "cultura em rede"!