top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Coluna Arte e Cultura em Ação - 15/02/2024



INÍCIO OU COMEÇO...


Estamos sempre começando alguma coisa... Ou seria iniciando?
Pouco importa. O importante é começar, iniciar ou, numa forma mais completa de denominação, RECOMEÇAR, a todo instante.

Estou no pleito de um novo momento. Isso mesmo! Uma demanda de novos caminhos, estradas, trilhos, brenhas, bifurcações...
As bifurcações me apetecem muito, principalmente quando não temos o compromisso tedioso de escolher. Tudo aquilo que implica em escolhas é doloroso, complexo e injusto.

Se bem que para mim, escolher alguma coisa não significa que tenha que abandonar outras. Meus braços são grandes. Talvez um amplexo infinito capaz de abraçar um mundo inteiro e tudo o que existe dentro dele.

Sou melhor escrevendo do que falando. Quando falo estrago tudo. Mas nas palavras não. Elas são muito confortáveis para mim. Nelas me enrolo e desenrolo sem dificuldades. Gosto do conforto que os vocábulos seguidos de sinônimos, antônimos e espessas figuras de linguagem me proporcionam. Escrever é fluir a ARTE. É desenhar paisagens, esboçar pessoas, criar cenários. É a CULTURA de acondicionar sonhos, ilusões, pensamentos.

É o que pretendo fazer com esse espaço cultural que ganhei.

Uma coluna para espalhar ARTE e CULTURA em todos os seus segmentos, desnudando talentos icônicos ou ainda em estado de gestação.

Nessa coluna darei voz à uma linguagem subjetiva, mas detentora de uma objetividade precisa.

A ARTE antecede a CULTURA ou a CULTURA antecede a ARTE?

Tanto faz! Elas são irmãs gêmeas e andam de mãos dadas pelas redondezas da nossa PSIQUE.

Quando todos os homens compreenderem que a ARTE, precedida ou procedida da CULTURA é capaz de curar as nossas chagas invisíveis e nos livrar do ranço pesado do cotidiano, que ambas existem para que um ser humano deixe de exterminar o outro, talvez o universo entre no eixo e seja palco de mais compreensão, levezas e generosidades.

A abstenção de ARTE e CULTURA causa loucura, haja visto que muitos manicômios, depois que exterminaram os tratamentos de eletrochoques e lobotomias e passaram a usar a ARTE como terapia, transformaram pessoas em seres um tanto mais saudáveis e felizes.

A CULTURA, seja ela de entretenimento ou como forma de expressão de identidades, fortalece laços e expande conhecimentos.

Para se fazer ARTE e CULTURA é preciso “sair da caixinha”, “fazer xixi fora do penico”.
A ARTE e a CULTURA são libertadoras, transferíveis de ser para ser.
Eu ensino o que sei... Você me presenteia com aquilo que sabe.
Início ou começo? Realmente, pouco importa!

O que importa é que esse espaço será usado para difundir o infinito e inimaginável mundo de todos aqueles que se expressam, por meio da criatividade, da sua identidade e pertencimento, a expressão artística que carregam dentro de si.

Isso mesmo! Tenho uma pena às mãos e um balde de tungstênio para desbravar e descrever a caixa de Pandora que acabo de abrir, pois antes de chegar a esses caracteres, de serem digitados e prensados no papel passam pelos caminhos venosos desse meu coração incansável de pulsar e construir um mundo melhor, por meio de PALAVRAS.

Muitas novidades, bastidores, conceitos, personalidades, crônicas, poesias, tudo junto e misturado, para você mergulhar de cabeça no caldeirão cultural de Varginha e do mundo, porque a CULTURA acontece nos lugares mais inusitados, nos cantinhos mais omissos e nas almas mais atrevidas ou tímidas.

Eu serei a mediadora, porque sou, como já disse, melhor com as palavras, mas os demais serão protagonistas de um picadeiro, onde há espaços para todos, um camarim para cada estrela e um sol para cada cabeça.




11 Comments


Kassyo Costa
Kassyo Costa
Feb 15

Excelente texto que nos faz REFLETIR...

Parabéns pela sua dedicação na CULTURA.

Vc é uma ótima profissional !!!

Like
Madame Pink
Madame Pink
Feb 16
Replying to

Kassyo, agradeço a atenção! Toda quinta teremos um dedo de prosa. Mais uma vez obrigada por me prestigiar.


Like

Expedito Gonçalves Dias
Expedito Gonçalves Dias
Feb 15

🙂

Like

Expedito Gonçalves Dias
Expedito Gonçalves Dias
Feb 15

A imprensa de Varginha carece de notícias sobre Arte e Cultura em todas as suas nuances. Temos rádio e TV e diversos jornais. E falta maior engajamento em relação ao assunto em todos eles. Por diversos motivos que não cabe aqui discuti-los. Já tivemos uma TV e rádio com entrevistas com artistas, escritores quase todos os dias. A APESUL usava sempre os microfones para levar informação sobre nossos eventos. E outros grupos também. Mas a coisa foi ficando muito restrita. Esperamos que haja uma mudança na visão de quem deveria promover a cultura na cidade. E esta coluna representa então uma janela. Parabéns ao grupo Gazeta e seus leitores!

Like
Madame Pink
Madame Pink
Feb 15
Replying to

Agradeço as palavras de incentivo e os argumentos sempre pontuais. Afinal, você é jornalista por formação e está sempre antenado, não só nos acontecimentos do município, mas no mundo!


Like

Eliana Costa
Eliana Costa
Feb 15

Parabéns pelo texto! Você foi genuína em cada frase, os leitores do jornal irão ganhar muito com sua coluna, que já é sucesso...😘

Like
Madame Pink
Madame Pink
Feb 15
Replying to

Grata pelo carinho! Incentivo e confiança, Eliana!


Like

Luciane Madrid Cesar
Luciane Madrid Cesar
Feb 15

Adorei, Malu! E vamos celebrar inícios e começos imprescindíveis. Viva a arte e a cultura, elas salvam almas!!

Like
Madame Pink
Madame Pink
Feb 15
Replying to

Lu, salve a ARTE, a CULTURA e a LITERATURA!!!

Like
bottom of page