top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Coluna Arte e Cultura em Ação - 12/12/2024



A POTÊNCIA DO CINEMA INDEPENDENTE

Fechando mais uma edição do OFFCINE com chave de diamante, a Maz Produtora, sob a direção de Marina Azze e uma equipe gigante, proporcionou a todos um evento repleto de comemorações, conquistas e interações inesquecíveis.
Num ambiente amplamente INCLUSIVO no mais profundo sentido e semântica da palavra INCLUSÃO, pudemos conferir a potência do cinema independente de todos os cantos do planeta.
O OFFCINE, para quem não conhece a história, começou bem pequenininho, formando jovens das escolas públicas do município em alguns segmentos da arte cinematográfica.
Marina Azze ministrava aulas aos jovens trazendo diretores, cineastas, produtores para dar oficinas e palestras dessa ARTE que fascina a todos.
Porém, passados alguns anos o projeto tomou uma proporção imensa e a MAZ Produção é referência em seus FESTIVAIS que reúnem pessoas de Varginha, Minas Gerais inteira, Brasil e também participações internacionais.
Esse ano o OFFCINE não só movimentou, em suas apresentações, o cinema, mas também a dança, música, culturas populares, esporte e literatura, abarcando verdadeiramente a inclusão não só nas questões socioeconômicas, mas também a questão das inclusões dos PCDs, que tiveram um dia inteiro para mostrarem que as expressões artísticas permeiam a alma de todos, independente de qualquer limitação social, física, intelectual ou econômica.
Tive a oportunidade de participar de um debate com cineastas, diretores, roteiristas, atores, enfim, com profissionais da cinematografia, e conhecer um pouco o universo cheio de glamour, mas também de trabalho árduo daqueles que se propõem a apresentar uma ARTE CULT e REFLEXIVA, ultrapassando os conteúdos meramente comerciais ou do entretenimento.
Fica aqui o registro e os votos de muito SUCESSO e VIDA LONGA aos festivais de cinema que o espaço MAZ tem nos presenteado.
Foram dias “maratonando” filmes que ficaram disponíveis a todos, no site institucional da produtora.
Foram horas de emoção, de comoção, de ver que o setor audiovisual brasileiro tem produzido verdadeiras pérolas, mesmo enfrentando todas as adversidades que envolvem o meio.
Películas com conteúdos pertinentes, que desestabilizam, desacomodam e instigam.
Roteiros límpidos que realçam interpretações, que dispensam os efeitos especiais que os filmes de teor puramente consumistas e de fruição oferecem em abundância.

Créditos das imagens é de Kim Moreira



Comments


bottom of page