Como hoje essa coluna traz um nome consagrado em Varginha, primeiro descreverei a trajetória desse amigo e depois tecerei minhas considerações finais.
Rosildo Beltrão é músico, maestro e produtor cultural, com mais de 40 anos dedicados à arte.
Iniciou a sua trajetória ainda na década de 70, como maestro da Banda Municipal de Varginha e coordenador das primeiras edições do Encontro Nacional de Bandas na cidade.
Viveu boa parte dos anos 80 no Rio de Janeiro, onde estudou regência e trompete, além de ter sido maestro da Banda do Colégio Marista São José da Tijuca, quando obteve diversos prêmios.
Foi trompetista e arranjador de grupos como Maria Fumaça e Conclave.
Retornou à Varginha no final da década de 80, onde voltou a reger a Banda Municipal.
Especializou-se também em Produção Cultural e Direção Artística, ocupando os cargos de Diretor de eventos do Theatro Municipal Capitólio (1998 a 2001) e Diretor de Eventos Artísticos da Fundação Cultural de Varginha (2000 a 2013), onde permaneceu como produtor de eventos até 2018, tendo sido mentor e coordenador de produção do projeto “Quinta da Boa Música” (2009 a 2018); um dos idealizadores da “Estação do Samba” (2017 a 2018) e responsável direto por diversos outros projetos e festivais de música, artes cênicas e literatura, além de feiras de artes e artesanato.
Em 2000 criou sua empresa RB Produções & Eventos, produzindo centenas de eventos ao longo de sua carreira, como os shows dos consagrados artistas Gilberto Gil, Belchior, Erasmo Carlos, Nando Reis, Kid Abelha, Os Paralamas, Zé Ramalho, Roupa Nova, Sandy e Junior, Nelson Freire, Chico Anysio e diversas orquestras nacionais e internacionais.
Foi produtor local dos festivais Varginha Music Fest, Roça ‘n Roll e Na Rota da Boa Música.
Permaneceu produtor durante 09 anos no Projeto Quinta da Boa Música; idealizador da 1ª edição do Festival Vento Sul; parceiro do Festival Atravessa e atua constantemente com a mobilização de recursos e apresentações artísticas para a cena musical do sul de Minas Gerais.
Atualmente está produzindo a 2ª edição do Projeto Varginha Toca Raul, ainda neste mês de julho e preparando a produção local do esperado Festival Rango de Rua, que envolve gastronomia, artes circenses, exposição de artes e muita música boa.
Depois de um currículo desses, de tirar o fôlego daqueles que gostam de arte e cultura só podemos falar que nossa cidade se orgulha de ter por perto nosso querido amigo Rosildo que tem engrandecido a bandeira cultural e com isso elevado a arte em níveis altíssimos.
Para esse mês de julho a 2ª Edição do TOCA RAUL, lembrando que a primeira foi um sucesso.
Esse projeto é desenvolvido por meio da Lei de Incentivo à Cultura, COMIC e veio pra ficar, ou seja, já estamos esperando a 3ª Edição.
São pessoas assim que, mesmo sem saber, enchem nossa alma de inspiração e nos faz acreditar que, num mundo muitas vezes árido de emoções, a presença da ARTE nos transporta para uma dimensão mais humana, leve e cheia de encantamentos.
E como me deu uma enorme fome, essa colunista, amante da boa gastronomia, espera pelo RANGO DE RUA e deseja sucesso para esse ser humano ÍNCRÍVEL que é o ROSILDO BELTRÃO.
Comments