Coluna Arte e Cultura em Ação - 11/04/2025
- gazetadevarginhasi
- há 12 horas
- 2 min de leitura

NA PONTA DO LÁPIS
Conheci Rodrigo Naves quando ele fazia um trabalho maravilhoso nas mídias, chamado PAPO DE ANJO. Era ele e a Mariana Vilela. Fiquei encantada, no primeiro dia de FLIV – Feira Literária de Varginha, quando nos brindaram com uma apresentação interativa e cativante. Foi o ano de 2019 e também foi a FLIV mais incrível que Varginha teve.
Passado um tempo Rodrigo se candidatou a vereador e teve nosso apoio e voto, pois ele é um cidadão voltado à ARTE/CULTURA e sabe o que ambas proporcionam às pessoas.
E agora descobri que esse meu amigo tem muitos talentos e estou conhecendo o ilustrador.
Autodidata, Rodrigo Naves desenvolve uma linguagem visual voltada ao público infantojuvenil. Os traços delicados e expressivos encantam crianças, adolescentes e adultos que mantêm viva a sensibilidade da infância.
Por meio do desenho, o artista busca despertar nas novas gerações o fascínio pela arte e o desejo de criar.
“A proposta vai além da técnica. Acredito que a arte tem o poder de transformar, de formar novos artistas capazes de iluminar o mundo com suas criações, contribuindo para um futuro mais positivo e cheio de possibilidades”, afirma o ilustrador.
Na Ponta do Lápis celebra a simplicidade como potência criativa. Em seus projetos sociais, Naves ensina crianças e adolescentes a desenhar utilizando apenas lápis, borracha e papel — uma proposta acessível e transformadora.
“Sem o uso de cores, os jovens aprendem a desenhar suas próprias histórias, copiando, aprimorando e descobrindo o potencial de cada traço”, explica o artista. “A exposição não é apenas sobre ensinar a desenhar, mas sobre encantar e capacitar essas gerações a enxergar no desenho uma ferramenta para mudar suas vidas, projetar seus futuros e criar caminhos no mercado e na sociedade”, destaca Rodrigo Naves.
E com essa proposta, eu constato, mais uma vez, que a beleza está na simplicidade e que, não há barreiras quando alguém quer promover transformações por meio da ARTE e da CULTURA.
Rodrigo Naves inicia uma nova jornada artística, que sempre correu em suas veias, mas agora está ganhando propósitos maiores.
Para quem quiser conhecer mais esse talento de um nome que é consolidado dentro do nosso município, poderá visitar a exposição “NA PONTA DO LÁPIS”, que acontecerá no Museu Municipal de Varginha, de 15 a 30 de abril.
A visitação estará aberta ao público de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Em dias especiais — 24, 28, 29 e 30 de abril — o museu também funcionará em horário estendido, das 18h às 21h, como parte da programação da 5ª Semana Estadual de Incentivo à Literatura.
Museu Municipal de Varginha
Praça Gov. Benedito Valadares – 141 Centro
Telefone para maiores informações – (35) 3690 2716


Comments