
E O LANÇAMENTO CONTINUA...
Dia 21 de fevereiro, no Espaço Artístico e Cultural MAZ, a APESUL – Associação de Poetas e Escritores do Sul de Minas, lançou sua PRIMEIRA ANTOLOGIA POÉTICA, uma produção do presidente da associação, Expedito Gonçalves Dias, que foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo Municipal e, dia 08 de março, às 17h, um segundo lançamento será feito, no Espaço Cultural do restaurante e cafeteria DOM VICENTE.
Para os amigos, que não puderam estar presentes no lançamento oficial, é uma oportunidade de adquirir seu exemplar sem custo algum, pois o objetivo dos projetos das Leis de Incentivo à Cultura é oferecer um produto cultural de qualidade, fazendo com que os conteúdos artísticos e culturais realmente cheguem à população.
Todos os poetas que participaram da antologia são varginhenses e ficaram muito felizes em poder divulgar suas escritas com um grupo de escritores talentosos, sensíveis e conscientes do quanto a leitura é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de uma sociedade mais crítica e participativa.
Por que ler poesia?
Em uma das entrevistas que demos fizeram essa pergunta.
A poesia tem um lugar muito importante entre os gêneros literários.
A poesia nos ajuda a construir uma linguagem mais figurativa nos favorecendo lidar com as emoções e sentimentos de maneira lúdica, porém não menos complexa do que uma leitura filosófica ou técnica.
Outro fator relevante que a poesia nos proporciona são as figuras de linguagens variadas que utilizamos na sua construção, fazendo o leitor compreender os valores presentes dentro da sociedade.
O poeta pode desenvolver qualquer conteúdo dentro da linguagem poética, por meio da elaboração de versos e estrofes mais figurativa e subliminar.
A poesia permite ao homem um contato mais sensível com a cultura humanista, promovendo prazer, fantasia, criatividade e transformações positivas diante de situações mais difíceis.
É um encontro da ARTE com a CURA.
Os conteúdos poéticos e suas formas de construções são diversos.
Há poesias para todas as idades e todos os gostos e, por mais complexo que seja um poema, sua leitura sempre será interpretada de acordo com a sensibilidade do leitor.
A poesia é uma forma muito especial de escrita porque ela permite ser falada, ouvida, declamada, cantada, manuseada de infinitas formas, principalmente em fases iniciais da leitura e escrita, desenvolvendo percepções, aguçando sentimentos, beleza, enfim, para essa colunista o assunto renderia milhares de laudas porque, poesia, é PURO ENCANTAMENTO.
É por tudo isso que os escritores da APESUL esperam pelos amantes da poesia no DOM VICENTE, nesse sábado, para um gostoso SARAU com roda de conversa, leituras de poemas, declamações mais elaboradas, muito lirismo e amizade.
Para quem não conhece, o Espaço DOM VICENTE fica na Avenida Princesa do Sul, 207, Jardim Andere.
Sem contar que dia 08 de março é um dia mais que especial, pois comemoramos o DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES.
Nossos cumprimentos ESPECIAIS a todas as MULHERES, afinal, elas são as maiores poetisas do UNIVERSO.
Aguardamos a todos de braços abertos e o coração cheinho de amor e alegria às 17h.
Não percam, pois a prosa será boa e o DOM VICENTE tem um cardápio delicioso e muito variado.
Para quem não conhece, a APESUL é uma das associações varginhenses que mais tem promovido o incentivo à leitura, reconhecido novos escritores, realizando muitas atividades literárias contínuas, dentro e fora do município, realizado encontros de escritores, mantido contato com outras associações literárias de relevância em outras cidades e estados, feito atividades de formações como Simpósios, oficinas, palestras, saraus.
Para quem gosta de acompanhar atividades literárias, sigam a APESUL no INSTAGRAM - https://www.instagram.com/apesul_mg/

Comments