top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Coluna Arte e Cultura em Ação - 07/03/2024



SARAU MULHER


Maio está para as noivas, assim como março está para as mulheres.
A data nos remete a um evento histórico triste. Em 8 de março de 1857,  129 operárias morreram carbonizadas em incêndio de uma fábrica têxtil na cidade de Nova York.

Hoje comemora-se o dia com uma vertente um pouco mais diferente. Trata-se da valorização do empoderamento do sexo feminino que, tem cada vez mais, alcançado seu lugar de ter direitos iguais ao sexo oposto.

Obviamente, por ser a sociedade ainda altamente machista, a mulher, muitas vezes, predispõe de suas forças em dobro para despontar no desenvolvimento de atividades denotadas como masculinas.

Feministas ou não, as mulheres têm que percorrer um longo caminho para conquistarem algo que deveria ser absolutamente normal – “LUGAR DE MULHER É ONDE ELA QUISER.”

No mundo das ARTES a história não é diferente.

Durante muito tempo as performances artísticas eram pertencentes somente aos homens e, as mulheres mais ousadas, que tentavam embrenhar no universo de quaisquer segmentos da ARTE, sofriam uma retaliação muito grande da família e da sociedade.

Atualmente o preconceito e as delimitações territoriais avançaram uns centímetros.

Muitas mulheres têm se aventurado no cenário CULTURAL, ocupando seu espaço no pódio com maestria - na escrita, no cinema, nas artes populares, na dança, teatro, nas novas mídias.

Como essa coluna tem como objetivo principal divulgar e fomentar ARTE e CULTURA não poderia deixar de falar de duas grandes senhoras que fazem parte das atividades culturais e artísticas de Varginha – Russilvânia Galo e Teresinha Teixeira Sério Reis.

Dois talentos que ultrapassam a necessidade de mensurações, apesar de achá-las necessárias e merecidas.

Russilvânia Galo tem se doado à CULTURA durante toda uma vida. Conhecedora de todas as formas e meandros educacionais e culturais já passeou por cada meio artístico existente.

Foi pioneira na arte da cerâmica no município de Varginha; trabalhou com as culturas populares como Congadas e Folias de Reis; teve companhia de teatro; apaixonada pelo cinema, possui a sala de exibição “Lumière”; é presidente da Associação GRUPO MARANATHA  DE ART’ GLOBAL e acadêmica da AVLAC – Academia Varginhense de Letras, Artes e Ciências, atuando com determinação nesses e muitos outros espaços.

No auge dos seus 81 anos, plenamente lúcida, sábia e autônoma, acaba de ser premiada pela Lei Paulo Gustavo, como Mestra da Cultura pelo Governo do Estado de Minas Gerais.

Dona Teresinha Reis não é diferente. Mulher que pertence ao rol das ARTES desde sempre. Dedica uma vida toda às ARTES PLÁSTICAS, sendo detentora de inúmeros prêmios dentro e fora do nosso município, ao longo dos seus 63 anos de trabalho.

Professora que descobriu e lapidou vários diamantes na pintura, aos 95 anos ainda ministra aulas, sendo considerada referência nas Artes Plásticas em Varginha, usando técnicas altamente didáticas e diferenciadas, pois acredita que a música, entre outras técnicas, ajuda os alunos a se concentrarem e desenvolver melhor a sensibilidade e criatividade na composição de suas obras. Também é acadêmica da AVLAC, onde acompanha com afinco todas as atividades.

Duas Patronas da nossa CULTURA que serão homenageadas no SARAU MULHER que acontecerá dia 08 de março, no Museu Municipal de Varginha, com início marcado para às 18he30, com entrada gratuita.

O carinho e a organização do evento ficam por conta do Diretor do Museu, Paulo Sérgio Rosa e da Bibliotecária Eliana Costa.

A homenagem é mais que merecida e pode ser apreciada pelas mulheres e homens que sentirem vontade de comparecer, porque o mundo feminino é absolutamente acolhedor a todos.

Muitas apresentações serão desenvolvidas – performance musical com Rachel Mitidiere e Jack, contação de história com Madame Pink, declamação de poemas e haverá sorteio de obras literárias de escritoras varginhenses.

No mais, continuamos a saga da LPG – Lei Paulo Gustavo Municipal, lembrando que, apesar da demanda da LPG estadual ser inúmeras vezes maior do que a do município de Varginha, já está com o escalonamento de pagamentos divulgado em cronograma objetivo e coerente, com canal de comunicação rápido e eficiente, com conselheiros capacitados para atender a qualquer dúvida por fazerem realmente parte de um processo que conhecem desde o lançamento dos editais até a fase final da celebração da assinatura do fomento por parte das pessoas físicas e jurídicas com o estado de Minas Gerais, o que não vem acontecendo no município.

No mais, até mais, à noitinha, onde o sol estará se pondo e as mulheres estarão comemorando esse dia tão especial, nas dependências do museu.
Eu estarei por lá, toda cor de rosa e cheia de histórias para contar, afinal, costumo criar histórias lindas para depois ir morar dentro delas...



1 Comment


Expedito Gonçalves Dias
Expedito Gonçalves Dias
Mar 08

Parabéns à todas as mulheres. A homenagem é mais do que justa. D. Russilvânia Galo e D. Terezinha Reis escolhidas que foram para essa homenagem, têm todos os requisitos de mulheres batalhadoras e visionárias. Fico feliz em saber que existe uma vitrine para ir mostrando a saga destas e de tantas outras que merecem o reconhecimento de todos os munícipes! Viva as Mulheres!

Like
bottom of page