top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Coluna Arte e Cultura em Ação - 05/04/2025

  • gazetadevarginhasi
  • há 14 horas
  • 2 min de leitura

JOVENS TALENTOSOS

Gosto de gente inteligente, que brilha na ARTE e na CULTURA de verdade e sem perder a generosidade, a amizade, o apreço e empatia pelas pessoas.
Ano passado, tive a oportunidade de conhecer um jovem muito talentoso – Miguel Almeida Resende, que esteve em evidência com seu trabalho literário no PRIMEIRO SIMPÓSIO SUL-MINEIRO DE LITERATURA, realizado pela APESUL- Associação de Poetas e Escritores do Sul de Minas.
Mas o que me surpreendeu é que, além da literatura, Miguel, com tão pouca idade já é detentor e um currículo pertinente em outros segmentos artísticos, como teatro, cinema, direção e produção de obras escritas e audiovisuais.
Nascido em Varginha, em 2007, junto com uma irmã gêmea, é o caçula de outros 3 irmãos mais velhos.
“Uma família incrível e de base católica”, fez questão de me dizer em conversa para a publicação dessa coluna.
Estudou até os 11 anos numa escola particular, onde não era bem visto e sofria bullying.
Em 2019 mudou para uma escola pública, onde conheceu amigos com quem tem laços até hoje e, foi no espaço do ensino público que pode desenvolver todo seu potencial criativo, começando a escrever fantasias e jogar RPG – Role Playing Game, que são os jogos de interpretações de papéis.
Durante a pandemia aumentou os interesses em arte.
Entrou num grupo de Escritores Web e escreveu sua primeira história: “O Surgimento da Lenda”.
Assim, também passou a ter uma comunidade online, que lhe acompanha até hoje.
Ainda, em tempos pandêmicos, teve um quase amor que o fez sofrer muito, e baseado nisso escreveu seu primeiro livro: “A Pior Promessa”.
Em 2023 iniciou o curso teatro na “Maz Cultura” e se apaixonou, entrando em projetos como os festivais: OFFICINE E CINEMAZ.
Em 2024 lançou outra obra literária “11 Amores em 1” e fez seus primeiros filmes: “Meu Pequeno Sentinela” e “Memórias em Cambraia”.
Hoje consta em mais projetos, incluindo seu primeiro filme como roteirista e diretor.
Esse menino ainda vai longe.
Dono de uma escrita autêntica, reflexiva e pautada em grandes nomes da LITERATURA, Miguel tem um futuro brilhante e com muitas portas abertas para o receber.


Reprodução
Reprodução

1 comentario


Gustavo Uchoas
Gustavo Uchoas
há 10 horas

Conheci o Miguel também no nosso Simpósio e, de lá para cá, vejo também essa trajetória incrível de um rapaz tão jovem. É uma grande promessa da nossa arte na região (e tomara que extrapole os limites da região).

Me gusta

Gazeta de Varginha

bottom of page