top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Coluna Agenda 21 - 28/02/2025

  • gazetadevarginhasi
  • 28 de fev.
  • 2 min de leitura


SER ÉTICO!

Ética é uma palavra de origem grega, com duas origens possíveis. A primeira é a palavra grega éthos, com e curto, que pode ser traduzida por costume, a segunda também se escreve éthos, porém com e longo, que significa propriedade do caráter.
A origem do conceito de ética remete aos primeiros grandes pensadores da humanidade: os filósofos gregos. A criação do termo e tudo o que ele engloba surgiu em meados do século 4 a.c, quando teve início a ascensão das Cidades- Estado gregas.
Pois bem, o mercado de trabalho atual necessita cada vez mais de profissionais capacitados diante das inovações tecnológicas galopantes.
Mas como deve o profissional atual comportar perante a este cenário competitivo, complexo e desafiador que estamos vivenciando de modo que possa exercer as atividades profissionais dentro de uma postura ética?
Os valores de um ser humano podem ser definidos como ações e atitudes que uma pessoa realiza em seu dia a dia. Sendo assim, a ética profissional preza por colaboradores que tenham bons valores pessoais, como respeito, devoção, empatia e dedicação.
Será que estamos analisando/questionando como se encontra nossa postura dentro da sociedade? Pois ter uma postura ética diária, por exemplo, significa seguir as normas da sua profissão e as regras da empresa ou algum órgão que está representando. Não deixa de ser um termo que se relaciona também a tratar todos com respeito, seja sua equipe, superiores, fornecedores ou clientes, e ter responsabilidades com suas atividades.
Segundo o filósofo brasileiro Mario Sérgio Cortella: “ética é um conjunto de princípios e valores que orientam a conduta humana em sociedade. A ética é um valor negocial, mas não apenas no campo dos investimentos. A ética propicia uma condição de vida saudável e decente. É um valor de vida. Não há diferenciação do que é um cuidado ético e o que é decência. A ética não é universal, mas também não é individual.”
Em se tratando do segmento da engenharia temos o Código de Ética conforme a Resolução nº1002/2002 que determina diretrizes para a atuação dos profissionais no mercado.
Esta Resolução está sendo revisada de modo atender as inovações tecnológicas e outros fatores.
Creio que a ética profissional é um dos pilares fundamentais da Engenharia e o engenheiro deve ter sempre em mente que suas atividades devem ser voltadas para o bem comum e não apenas para benefício próprio ou de seus clientes.
Devido as novas tecnologias que vem surgindo e espalhando pelo mundo, a Engenharia enfrenta uma série de considerações éticas complexas, pois o ritmo acelerado do avanço tecnológico conferiu um poder imenso à Engenharia em nossa sociedade, e, com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades.
E como estão refletindo nobres colegas em relação a própria postura profissional ética nos dias atuais?

Engº Alencar de Souza Filgueiras
Presidente do Fórum Agenda 21 Local
Presidente do Conselho Fiscal do IBAPE/MG
Conselheiro do CREA-MG representando o IBAPE-MG.

Comments


Gazeta de Varginha

bottom of page