Coluna Agenda 21 - 27/09/2024
- gazetadevarginhasi
- 27 de set. de 2024
- 2 min de leitura

PRIMAVERA
A Primavera acabou de chegar e com ela sempre aparecem diversas modificações na natureza que nos rodeia. Uma delas, fácil de detectar, é o canto das cigarras, que sempre anunciou com barulho a chegada desta estação. Por isso, podemos facilmente dizer que o canto delas é considerado um dos sinais do tempo da primavera.
Porém, este ano, pouco se ouviu as cigarras ainda, e este é claramente um sinal dos tempos, de mudanças climáticas, onde a famosa estação que trazia as primeiras chuvas não veio conforme o esperado. As cigarras, assim como outros animais e plantas sentem isso de modo mais intenso do que os humanos. pois estão mais ligados e são mais dependentes das condições climáticas do que nós.
No caso das cigarras muitos preferem assim, afinal odeiam o barulho ou o vôo maluco delas, que causa medo em algumas pessoas. Outros questionam até a utilidade delas, esquecendo-se de que cada ser vivo é único e tem sua importância na complexa rede de relações de um ecossistema.
Outro sinal dos tempos, recentemente visto e sentido por nós, foram os incêndios fora de controle, assim como as enchentes do Sul. Tudo isso faz refletir e concluir que não se trata apenas de mudanças nas condições do tempo, pois previsão do tempo é algo pontual enquanto o clima representa condições de tempo prolongado e foi isso que mudou!
Tá fácil perceber isso, e também já é perceptível as mudanças de comportamento em relação à natureza, especialmente das gerações mais jovens que preferem andar de bicicleta ou se locomover por aplicativos do que adquirir um carro próprio. Esta nova geração, com posturas mais coerentes com a proteção da natureza também é um sinal dos tempos - tempos de mudanças diante da crise climática que exige atitudes concretas e emergenciais.
Antes que as cigarras se calem em definitivo, e o silêncio delas represente o final dos tempos!
· Jaara Alvarenga Cardoso Tavares
Artigo gentilmente cedido pela autora a título de colaboração com a Agenda 21 Local.
Engº Alencar de Souza Filgueiras
Presidente do Fórum Agenda 21 Local
Presidente do Conselho Fiscal do IBAPE-MG
Contato:evolucao@uai.com.br
Comments