JOGO DA EDUCAÇÃO
Os seres humanos vivem em sociedade. Mas o que vem a ser realmente viver em sociedade? Podemos dizer que seria um conjunto de seres humanos que dividem determinado território e compartilham regras, ideologias e tradições que para eles são perfeitamente aceitáveis e que os fazem de forma organizada.
Será que este cenário está ocorrendo atualmente? Creio que não. Para isto será necessário rever posição da educação que poderia ser definido como o meio em que os hábitos, costumes e valores de uma comunidade são transferidos de uma geração para a geração seguinte.
Poderia fazer uma comparação como um jogo de futebol. O técnico seria nosso professor nos orientando, passando conhecimentos a fim de que possamos ser um bom profissional no futuro. O juiz seria as Leis que teremos que seguir a fim de termos uma postura de disciplina, organização, responsabilidade, ética. Os jogadores seriam a sociedade onde cada um tem uma função em prol de um resultado positivo, considerando o conjunto como um todo.
O objetivo afinal seria dar um “show” onde cada um se respeita e respeita todo o grupo. Pois é preciso gostar do que faz e de fazer coletivamente, pois a educação é o caminho para reduzir as desigualdades.
Fato é que se faz necessária a revisão do processo da educação brasileira, começando com a função real do professor /mestre. Uma profissão que hoje desperta vários questionamentos a respeito. O que leva alguém a abraçar esta carreira? O que leva uma pessoa a se decidir por um ofício que exige disposição cotidiana para ensinar, envolver, surpreender, confirmar que o futuro existe?
Por outro lado, o avanço tecnológico galopante está influenciando a nova geração, desafiando os educadores a buscarem meios de conscientizarem sobre o uso mais adequado e ético da tecnologia, ao mesmo tempo que preparam devidamente seus alunos para participarem de um mercado tão competitivo e inovador.
Afinal será que a qualidade de vida está relacionada também a saber fazer uso de recursos, sejam naturais ou tecnológicos, com racionalidade? É um cenário que tem na educação social e sustentável uma aliada para a formação de uma nova postura cidadã, comprometida com o bem estar do outro e com a preservação do meio ambiente, refletindo no futuro de toda nossa sociedade.
Como já dizia o líder sul-africano Nelson Mandela: “A educação é a ferramenta mais poderosa que podemos usar para mudar o mundo”.
Engº Alencar de Souza Filgueiras
Presidente do Fórum Agenda 21 Local
Coordenador da Comissão de Ética do CREA-MG
Presidente do Conselho Fiscal do IBAPE-MG
Contato:evolucao@uai.com.br
Commentaires