top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Coluna Agenda 21 - 26/01/2024



PROFISSIONAIS EM ALERTA!


Temos conhecimento que estamos diante de rupturas e mudanças profundas e rápidas que marcam nosso tempo, não deixando dúvidas de que estamos imersos no que se pode chamar de a “Era da Complexidade”, onde aspectos importantes da vida dos profissionais e da sociedade se tornam cada vez mais interconectados e interdependentes.

O mercado da tecnologia se encontra em constante evolução e não será diferente em 2024, quando uma série de tendências apontam para revolucionar processos e redefinir experiências.

Destaco neste cenário a sustentabilidade, a implementação e expansão do 5G e da Inteligência Artificial (IA) que devem ser tópicos “chaves” para os demais avanços.

A agilidade e latência reduzida do 5G permitirá o funcionamento contínuo de aplicações em tempo real, como dispositivos de realidade virtual, aumentada e Internet das Coisas (IoT).

Por sua vez a Inteligência Artificial surge como a tecnologia que cria máquinas e sistemas capazes de analisar e usar dados para resolver problemas, tomar decisões e aprender com as próprias atividades que executa. Os profissionais já devem se prepararem para lidar com a Inteligência Artificial mais sofisticadas, pois os algoritmos de aprendizado de máquina vão se tornar mais precisos e eficientes, permitindo que profissionais e empresas aproveitem insights baseados em dados para melhor tomada de decisões.

No segmento da construção civil, a ideia de usar a inteligência artificial é de que a tecnologia utilize o volume de informações que são capturados e manipulados diariamente a fim de proporcionar respostas preditivas, construir cenários e proporcionar mais confiança nos momentos de tomada de decisão.

Devido a este fato a Inteligência Artificial (IA) tem se tornado uma ferramenta cada vez mais poderosa e indispensável no segmento da engenharia, podendo auxiliar na resolução de problemas complexos que exigiriam um enorme esforço do profissional, como a análise estrutural de pontes, previsão de falhas em equipamentos industriais ou a otimização de projetos arquitetônicos, dentre outros vários itens.

Ressalto que a Inteligência Artificial permite que os engenheiros deleguem várias atividades a sistemas inteligentes, liberando tempo para se dedicarem a tarefas estratégicas e criativas, impulsionando a inovação e aprimorando a eficiência, permitindo que os profissionais deste segmento da engenharia foquem em resolver problemas complexos e encontrar soluções inovadoras.
Com a tecnologia ao nosso lado, o futuro da engenharia é cada vez mais promissor e entusiasmante, cabendo aos profissionais procurem se adequar a esta nova realidade!

Engº Civil Alencar de Souza Filgueiras

Presidente do Fórum da Agenda 21 Local

Presidente do Conselho Fiscal do IBAPE/MG




Comments


bottom of page