top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Coluna Agenda 21 - 25/08/2023




JOGO DA EDUCAÇÃO

Os seres humanos vivem em sociedade. Mas o que vem a ser realmente viver em sociedade? Podemos dizer que seria um conjunto de seres humanos que dividem determinado território e compartilham regras, ideologias e tradições que para eles são perfeitamente aceitáveis e que os fazem de forma organizada.
Será que este cenário está ocorrendo atualmente? Creio que não. Para isto será necessário rever posição da educação que poderia ser definida como o meio em que os hábitos, costumes e valores de uma comunidade são transferidos de uma geração para a geração seguinte.

Poderia fazer uma comparação com um jogo de futebol. O técnico seria nosso professor nos orientandos, transmitindo conhecimentos para que possamos nos tornar um bom profissional no futuro. O juiz seria as Leis que teremos que seguir a fim de que possamos ter uma postura de disciplina, organização, responsabilidade e ética. Os jogadores seriam a sociedade onde cada um tem uma função em prol de um resultado positivo, considerando o conjunto como um todo. O objetivo final seria dar um “show” onde cada um se respeitando e respeitando todo o grupo. É preciso gostar do que faz e de fazer coletivamente, pois a educação é o caminho para reduzir as desigualdades.

Realmente, terá que ser revisto o processo de educação brasileira, começando com a função real do professor /mestre. Uma profissão que hoje tem vários questionamentos a respeito. O que leva alguém a abraçar esta carreira? O que leva uma pessoa a se decidir por um ofício que exige disposição cotidiana para ensinar, envolver, surpreender, confirmar que o futuro existe? Como despertar a consciência moral e política de nossa sociedade para a merecida valorização do educador?

Outro fato de extrema importância é a Educação Urbana. Estamos inseridos num cenário de insegurança, aonde tem prevalecido a verdade de cada um, com falta de respeito, atitudes não exemplares, enfim ignorando as regras legais dentro de um ambiente urbano e coletivo.

Afinal será que a qualidade de vida está relacionada também a saber fazer uso de recursos, sejam naturais ou tecnológicos, com racionalidade? É um cenário que necessita de uma postura educacional para vivenciarmos uma ampla sustentabilidade neste meio.

Como já dizia o líder sul-africano Nelson Mandela:
“A educação é a ferramenta mais poderosa que podemos usar para mudar o mundo”.


Engº Civil Alencar de Souza Filgueiras

Presidente do Fórum da Agenda 21 Local

Presidente do Conselho Fiscal do IBAPE/MG

Contato: evolucao@uai.com.br


Comments


bottom of page