top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Coluna Agenda 21 - 22/09/2023


ÁRVORE – MERECE REFLEXÃO!

O Planeta Terra está passando por uma transformação desagradável referente a um item de grande relevância para a existência do ser humano, o desrespeito com as nossas árvores e florestas.

Este fato se deve ao desmatamento desenfreado sem se preocupar com as futuras consequências, sendo muitas vezes colocando em primeiro lugar a comercialização, o poder econômico.

No dia 21 de setembro foi comemorado o Dia da Árvore, mas o que estamos presenciando é um grande desrespeito por parte do ser humano, pois em virtude da grande quantidade de utilizações e da expansão urbana, as árvores estão sendo constantemente exterminadas, o que resulta em grandes áreas desmatadas.

A recuperação de vegetação no entorno de rios e lagos, o plantio de mais árvores nas ruas e a formação e recuperação de bosques fazem parte do conjunto de soluções. Ainda que fragmentadas, florestas urbanas são capazes de reduzir a temperatura do ar, aumentar a umidade, interceptar a radiação solar e facilitar a ocorrência de ventos leves próximos à superfície.

Contudo, na grande maioria das cidades brasileiras as ações ecológicas, como por exemplo um plano de arborização, enfrentam problemas que vão de falta de verba a descontinuidade. Há ainda pressão pelo crescimento urbano, muitas vezes desordenado.

Em relação a nossa cidade o que estamos fazendo em prol da qualidade de vida de seus moradores? É uma responsabilidade de todos os cidadãos, não sendo somente responsabilidade de determinados setores ou órgãos municipais.
Seria salutar que a nossa cidade elaborasse um Plano de Arborização com a participação de setores específicos e profissionais da área além do envolvimento e comprometimento da sociedade.

Cada cidadão poderia assumir o plantio de uma árvore defronte a sua residência cuidando da mesma, seguindo as orientações técnicas elencadas neste Plano de Arborização.

“Somente quando for cortada a última árvore, pescado o último peixe, poluído o último rio, que as pessoas vão perceber que não podem comer dinheiro.” (Provérbio Indígena)



Engº Civil Alencar de Souza Filgueiras

Presidente do Fórum da Agenda 21 Local

Presidente do Conselho Fiscal do IBAPE/MG

Contato: evolucao@uai.com.br



ความคิดเห็น


bottom of page