A importância da água para nosso planeta é inegável, é fonte de vida para toda espécie vegetal ou animal. Fundamental para o nosso organismo, uma vez que ele é composto de aproximadamente 70% de água, exerce diversas funções essenciais, garantindo nossa sobrevivência. Sendo assim, o ser humano pode ficar, no máximo, até 03 dias sem consumi-la.
Ainda assim de todas as ameaças ao meio ambiente, a escassez de água potável é a que mais nos assombra. Seja através de catástrofes ambientais, como as queimadas que atingem os biomas Amazônia e Pantanal, da alteração do clima constatada pela estiagem intensa, impactando no nível de nossos rios, açudes e represas, ou mesmo através de impactos na economia, inflacionando a energia e atingindo os mercados da indústria e do agronegócio em nosso país, somos alertados para o risco real da falta de água potável.
É de suma importância, e deveria ser a grande preocupação de uma sociedade responsável, a preservação dos cursos de água e o seu uso de forma sustentável, com projetos públicos e privados, visando a proteção dos mananciais e recuperação de rios poluídos, a prática da educação ambiental em todos os níveis de ensino, a preservação dos parques ambientais, dentre outras iniciativas.
Quisera não ser necessária a visão do leito seco do Rio Verde, ou o aumento de ocorrências de doenças respiratórias em nosso meio, ou ainda campanhas públicas e noticiários para lembrarmos periodicamente da necessidade de economizarmos água. Que o uso consciente da água se torne um hábito, uma rotina diária em nossa casa e em nosso local de trabalho, através de uma nova postura cidadã, refletindo nossa responsabilidade pelo bem coletivo e pela sustentabilidade de nosso planeta.
Engº Alencar de Souza Filgueiras
Presidente do Fórum Agenda 21 Local
Presidente do Conselho Fiscal do IBAPE-MG
Coordenador da Comissão de Ética do CREA-MG
Contato:evolucao@uai.com.br
Comments