Glossário da sustentabilidade – Parte I
Você sabe o que é Pegada Ecológica? E Economia Circular?
Hoje vou reproduzir aqui (com alguns complementos) uma parte de um texto explicativo publicado pelo @cicloorganico em sua página no Instagram. Esse glossário nos ajuda a entender melhor os novos termos, específicos do cuidado com o meio ambiente.
Agenda 21 – documento assinado por 179 países na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento – a Rio 92, que estipula 8 objetivos sustentáveis – os ODS.
Agenda 2030 – Plano de ação da ONU ampliando os objetivos da Agenda 21 para 17 e chamando-os de Objetivos do Milênio (ODM). O lema central dessa agenda é “Ninguém deixado para trás”.
Biodegradável – são produtos que têm sua decomposição mais rápida que os produtos tradicionais. A palavra quer dizer algo que pode ser decomposto por algum tipo de microrganismo, o que pode resultar em seu desaparecimento ou degradação completa.
Compostagem – A compostagem é um processo biológico onde os resíduos orgânicos são transformados em adubo. Nesse processo, os microrganismos e bactérias são responsáveis pela decomposição dos resíduos, transformando-os em compostos ricos em nutrientes. Com a compostagem é possível reduzir em até 50% o lixo produzido por residências. Além disso, produz plantas mais saudáveis, ser o uso de fertilizantes químicos.
Desenvolvimento Sustentável – é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro. O termo foi usado pela primeira vez em 1987, no Relatório Brundtland, um documento publicado pela Comissão Mundial sobre Meio ambiente e Desenvolvimento, coordenado pela então primeira ministra da Noruega Harlem Brundtland, que apontava que o que impedia o desenvolvimento igualitário no mundo, produzindo graves crises ambientais, era a extrema pobreza no terceiro mundo e o consumismo elevado no primeiro mundo.
Economia Circular – A economia circular considera a continuidade dos processos de produção em ciclos, tornando importante o que antes era considerado resíduo a descartar, reaproveitando como matéria prima para o início de novo ciclo de produção a partir de sua reutilização. Diminui, assim, o descarte de resíduos no meio ambiente e poupa os recursos naturais.
Aguardem mais termos numa próxima publicação.
* Luciane Madrid Cesar
Artigo gentilmente cedido pela autora a título de colaboração com a Agenda 21 Local.
Engº Alencar de Souza Filgueiras
Presidente do Fórum Agenda 21 Local
Presidente do Conselho Fiscal do IBAPE-MG
Contato:evolucao@uai.com.br
Comments