top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Coluna Agenda 21 - 11/04/2025

  • gazetadevarginhasi
  • há 1 dia
  • 2 min de leitura


INOVAÇÃO -TENDÊNCIA OU NECESSIDADE?

Estamos vivenciando um momento de muitas mudanças no mercado que, por natureza, encontra-se bastante exigente. Neste cenário não podemos deixar de lado a inovação. Produtos, serviços, ideias e conhecimento passam por uma necessidade diária de transformação.
Tudo está acontecendo tão rápido. Parece que o mundo está ficando obsoleto a cada instante e todos os processos precisam ser revistos e readequados às novas demandas dos consumidores, a tempo e à hora, acompanhando os startups, que ganham cada vez mais, espaço no mercado ao quebrar certos paradigmas existentes.
As inovações chegam com o objetivo de aprimorar, desconsertar, de corrigir, fazer melhor produtos e serviços adaptados às novas condições e exigências do consumidor.
O mercado está na era da tecnologia digitalizada acompanhada da inovação. O perfil do profissional atual está em fase de adequação a este mercado tão dinâmico e seletivo, que cobra eficiência, coragem, resultado etc.
Será que o Poder Público está ciente deste novo cenário mercadológico? Para prestar um serviço mais eficiente e eficaz faz-se necessária mudança a começar por uma nova postura dos funcionários, pois não se trata apenas de uma tendência, mas do direito a um bom atendimento ao público em geral.
Em se tratando da nossa cidade, é preciso refletir sobre os caminhos a adotar para a inovação constante de sua estrutura administrativa e física, segundo os instrumentos das políticas públicas, promovendo mobilidade urbana, acessibilidade, construções destinadas à população da terceira idade, dentre outras demandas sociais.
O novo direcionamento para o futuro da nossa cidade foi definido pelas diretrizes constantes no Plano Diretor que foi revisado, aprovado na Câmara Municipal e sancionado pelo nosso Prefeito. Isto é fato! Importante e definitivo! Está sendo colocado em prática de modo a adaptá-lo à nova realidade, melhorando o funcionamento diário da nossa cidade, visando um cenário de sustentabilidade.
Somente com nossa participação e vigilância cidadã estaremos garantindo meios para a construção deste novo cenário para Varginha, aberto à inovação e tecnologia digital, almejando um desenvolvimento socioeconômico que promova o bem-estar, a justiça social e uma qualidade de vida mais justa em nossa sociedade.

Engº Alencar de Souza Filgueiras
Presidente do Fórum Agenda 21 Local
Membro do Conselho Fiscal IBAPE-MG
Conselheiro do CREA-MG representando o IBAPE/MG

Comments


Gazeta de Varginha

bottom of page