top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Coluna Agenda 21 - 06/09/2024




SHOWS ECOLÓGICOS


Qual foi o último show que você assistiu? Observou a quantidade de luzes e caixas de som que foram utilizadas? Imagine quanta energia foi gasta em cada dia de evento! E como estavam as lixeiras (e, talvez, o chão)? Certamente transbordando de garrafas plásticas e descartáveis.

A maioria dos grandes eventos, sejam de música ou não, acumulam uma variedade de ações de desrespeito ao meio ambiente, principalmente com consumo de energia, geração de resíduos e transporte de pessoas e equipamentos.

Alguns festivais como Rock in Rio e João Rock, entre outros, têm compensado as emissões de CO2 com a compra de crédito de carbono. Mas isso basta?

A banda britânica Coldplay tem ido além. Fundada em 1997, além do seu sucesso artístico, é mundialmente conhecida por seu ativismo socioambiental. Já nos seus primeiros anos de existência, o grupo passou a doar 10% do seu lucro para obras sociais. Além disso, desde 2009, apoia a campanha “segunda sem carne”, criada por Paul McCartney. Eles participam ativamente de diversos eventos em prol da vida e do meio ambiente. Em 2019 seu vocalista Chris Martin disse que se não conseguissem reduzir a emissão de carbono em seus shows, parariam de fazer turnês. Pois conseguiram. A nova turnê mundial do Coldplay (2022-23) trouxe inovações:

· Pisos cinéticos - à medida que você dança, o piso transforma os movimentos em energia que abastece o evento;
· Bicicletas que geram energia – você já deve ter visto vídeos sobre elas. Os fãs podem pedalar e ajudar a abastecer as baterias;
· Sistema de baterias portátil feito com baterias recicladas da BMW i3;
· Instalação de placas de energia solar nos locais de evento;
· Parcerias que disponibilizam transportes sustentáveis a fim de ajudar fãs a chegarem até os shows utilizando transporte de baixa emissão de carbono;
· Sistema de devolução e reutilização das pulseiras de LED;
· Plantio de uma árvore para cada ingresso vendido - 48 projetos de plantio em 24 países;
· Produtos da banda eticamente produzidos - observando-se a forma de produção, o material utilizado e o respeito aos trabalhadores envolvidos;
· Água potável distribuída gratuitamente - em estações onde você pode encher sua garrafinha reutilizável;
· Redução nas viagens de avião e uso de Combustível Sustentável de Aviação (SAF – Sustainable Aviation Fuel) para os voos inevitáveis;
· Com tudo isso, houve uma redução na emissão de carbono de 59% em comparação com a turnê anterior (2016-17).

Não é legal? Está na hora de cobrarmos mais engajamento de nossos artistas preferidos. Diversão com responsabilidade, já diziam nossas avós!
As informações para este texto foram obtidas na Wikipédia, no site vivacoldplay.com e no perfil de Instagram @ugreen_br*

Luciane Madrid Cesar
Artigo gentilmente cedido pela autora a título de colaboração com a Agenda 21 Local.

Engº Alencar de Souza Filgueiras

Presidente do Fórum Agenda 21 Local

Presidente do Conselho Fiscal do IBAPE-MG

Comments


bottom of page