Coluna Agenda 21 - 01/12/2023
- gazetadevarginhasi
- 1 de dez. de 2023
- 2 min de leitura

CLIMA X SER HUMANO
O globo está passando por momentos conturbados e assustadores no que tange ao comportamento descontrolado do clima.
Urgente, profissionais que detêm conhecimentos técnicos, representantes da população, segmentos da sociedade relacionados a área ambiental, empresários que atuam no segmento do Agronegócios, enfim, todos aqueles que têm ligação direta ou indireta com o meio ambiente refletirem e, em comum acordo, elaborarem um planejamento, estratégico, tático e operacional através de Políticas Públicas viáveis e eficazes que minimizem os danos do aquecimento global.
Olha o cenário atual do nosso país.
Na região do Sul ocorrência de fortes chuvas, enchentes, mortes de seres humanos e animais afogados, famílias desabrigadas perdendo suas residências, plantações destruídas, deslizamentos de taludes obstruindo estradas, enfim, um cenário muito impactante para a população.
O oposto tem ocorrido na região Norte com ausência das chuvas acarretando seca ao extremo, rios enormes com baixa quantidade de água, peixes morrendo, plantações não vingando, mortes de animais por falta de alimento e água, os moradores ribeirinhos sem condições de sobreviver, enfim, um cenário delicado e sem controle.
Em outras regiões a falta de chuvas e o forte calor causam mortes de animais e aves, influenciando negativamente nas culturas, principalmente na agricultura familiar.
Como agravante, queimadas em sua maioria criminosas devastando novamente o Pantanal.
Em se tratando da nossa cidade, o que se realiza em se tratando em defesa do meio ambiente?
Recentemente em vários bairros da cidade faltou água potável. Não deixa de ser um “alerta amarelo” avisando o que pode ainda ocorrer, com maior frequência, se não for providenciado nada a curto e médio prazo.
O Rio Verde que tem abastecido nossa cidade, está pedindo socorro indo para a “UTI”.
O Fórum da Agenda 21 Local há alguns anos, apresentou em evento ambiental, uma proposta para obter o cenário de como se encontra o Rio Verde desde seu nascimento até o encontro com o Rio Sapucaí, e em seguida elaborar um Planejamento Estratégico mediante o cenário encontrado, mas infelizmente não obteve apoio e consequentemente ficou somente no papel.
Porém, nunca será tarde para trabalharmos em prol da proteção do meio ambiente contanto que exista vontade política para realmente agirmos em nossa região. Como bem diz o lema da Agenda 21 Local: “pensar globalmente, agir localmente!”

Engº Civil Alencar de Souza Filgueiras
Presidente do Fórum da Agenda 21 Local
Presidente do Conselho Fiscal do IBAPE/MG
Contato: evolucao@uai.com.br
コメント