top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Coluna Agenda 21 - 01/09/2023

  • gazetadevarginhasi
  • 1 de set. de 2023
  • 2 min de leitura

CREA -MG, SUA IMPORTÂNCIA!

Tanto no cenário urbano ou rural sempre há a presença do engenheiro. Está aí sua grande importância por seu trabalho impactar diretamente no desenvolvimento, nas atividades econômicas, no avanço tecnológico e na presença ambiental.
Desta forma a quantidade de profissionais engenheiros nas diversas áreas técnicas vêm aumentando nos últimos anos, mas a valorização desta profissão perante à sociedade ainda é modesta.

A engenharia se mostra indispensável para a ampliação da infraestrutura, para a melhoria na qualidade de serviços prestados à sociedade e para a resolução de problemas de caráter econômico e social.

Para todas obras e serviços relacionados à engenharia faz-se necessária a presença de um engenheiro habilitado.

Para que ocorra este fato existe o Conselho Regional de Engenharia, Agronomia e Geociência de Minas Gerais -CREA/MG.

Este Conselho foi criado por lei com a finalidade de regular e fiscalizar o exercício das profissões da engenharia, agronomia e geociência, de forma a assegurar os interesses da sociedade e dos próprios profissionais, e trabalha também pela valorização das profissões regulamentadas com o objetivo de contribuir para o desenvolavimento econômico e social sustentável.

Nas fiscalizações é observada a existência de profissional(s) legalmente habilitado(s) para acompanhar a execução da obra/serviço, bem como todos os projetos necessários à execução, e os respectivos registros de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). O Crea-MG orienta, previne e reprime infrações à legislação profissional, assegurando à sociedade a participação efetiva e declarada de profissionais habilitados nas obras e serviços de engenharia, agronomia e demais áreas tecnológicas, visando os padrões mínimos de segurança e qualidade indispensáveis à natureza desses empreendimentos.

A Gestão ano 2022 do CREA-MG, conforme apresentado em relatório, demonstrou um cenário positivo nos setores administrativo e financeiro, o que permitiu ao Conselho investimento em uma prestação de serviços de excelência e em uma fiscalização ampla com o intuito de oferecer à sociedade profissionais habilitados e empresas regulares à frente das obras e serviços de engenharia, agronomia e geociência.

No dia 17 de novembro do corrente ano haverá eleição geral do Sistema CONFEA/CREA/ e MÚTUA. É um momento único para nós, profissionais engenheiros, por ser a oportunidade de buscarmos informações, refletir e decidir conscientemente em qual candidato votar, de forma que o CREA se torne cada vez mais representativo e atuante para a valorização de nossa classe profissional.



Engº Civil Alencar de Souza Filgueiras
Presidente do Fórum da Agenda 21 Local

Presidente do Conselho Fiscal do IBAPE/MG

Contato: evolucao@uai.com.br


Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page