Se você é daqueles que – e somos quase todos – espera o início do calendário (da semana, do mês ou do ano) para mudar atitudes na vida, o grande momento está chegando. Você já fez sua lista de resoluções para 2025?
Normalmente, essas listas incluem ser melhor em alguma coisa. Por exemplo: ser mais organizado, aprender um instrumento, melhorar os conhecimentos em determinada área, mudar de emprego, parar de fumar, ter mais contato com amigos e parentes, gastar menos etc., etc., etc. São metas pessoais e muito importantes. É preciso cuidar da própria felicidade, da própria evolução, e assim aprender a tornar outras vidas mais felizes.
E por falar em outras vidas, você incluiu em sua lista formas de contribuir para uma convivência melhor entre os habitantes deste planeta? Se não sabe como, seguem algumas dicas.
A primeira coisa talvez seja conhecer melhor os Objetivos do Milênio estipulados pela ONU. Eles identificam todos os desafios para tornar esse mundo melhor e sugerem as formas de resolvê-lo. Ali você pode visualizar as metas de evolução do planeta e escolher qual a área diz mais ao seu coração. Você os encontra no site da ONU.
Aliar-se a uma instituição como ONGs, Associações ou Coletivos é um bom jeito de começar. Escolha de que forma quer ajudar – saúde, educação, meio ambiente, direitos e outros – e se comprometa. Isso é de extrema importância! O trabalho é voluntário, mas não pode ser feito só quando você tiver vontade. Há necessidades a serem atendidas e, se não houver regras e organização, o objetivo não será alcançado.
Se desejar começar devagar, no âmbito do seu lar e arredores, há como também. Você pode passar a separar o lixo reciclável, aprender a fazer compostagem, ir visitar um familiar idoso, ajudar na escola de seus filhos ou na associação de bairro, conversar e ser gentil com as pessoas que lhe prestam serviço, julgar menos, elogiar mais, promover a paz não entrando em discussões inúteis, identificar formas de respeitar as diferenças... Há muito o que fazer!
E olhe, se afinal não der tempo de mudar tudo o que deseja no dia primeiro do ano, não se desespere. Você pode começar numa terça-feira cinzenta do meio do mês. Tá valendo! Só não demore demais, porque pode não dar tempo.
Adaptando uma frase que vejo escrita por aí: Comece quando e onde puder, como der e com o que você tiver. O importante é começar a mudança.
*Luciane Madrid Cesar
Artigo gentilmente cedido pela autora a título de colaboração com a Agenda 21 Local.
Comments