Cientistas da NASA Criam Sondas para Medir Derretimento Acelerado de Geleiras! Risco de Elevação do Mar Aumenta
Engenheiros da NASA, especializados em construir espaçonaves, desenvolveram sondas robóticas submersíveis para medir a rapidez com que as mudanças climáticas estão derretendo vastas porções de gelo próximas à Antártida. O objetivo é compreender melhor como esse fenômeno está contribuindo para a elevação do nível do mar. O protótipo das sondas foi testado no Mar de Beaufort, ao norte do Alasca, em uma base da Marinha dos Estados Unidos.
Paul Glick, engenheiro de robótica do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA e principal pesquisador do projeto IceNode, afirmou que esses robôs permitirão coletar dados em locais de difícil acesso, como a região polar. A análise recente do laboratório revela que o afinamento e o desmoronamento das plataformas de gelo da Antártida reduziram sua massa em cerca de 12 trilhões de toneladas desde 1997, o dobro das estimativas anteriores. Segundo a NASA, o derretimento completo da plataforma de gelo da Antártida poderia elevar o nível dos oceanos em aproximadamente 60 metros.
As sondas robóticas fornecerão dados mais precisos sobre o impacto do aquecimento das águas oceânicas no derretimento do gelo costeiro, aprimorando os modelos que preveem futuras mudanças no nível do mar.
Comments