Centro de Excelência em cafeicultura deve ficar pronto no próximo mês
As obras do Centro de Excelência em Cafeicultura estão em fase final e a expectativa é que a inauguração seja no início de abril.
Com recursos acima de 13 milhões de reais, o local é considerado fundamental para o desenvolvimento da cafeicultura de Minas Gerais e do Brasil. No espaço, serão ministrados vários cursos para formação de mão de obra, capacitação e pesquisa, além de eventos voltados para o produto. Haverá uma área para exposições, um centro de convenções, quatro laboratórios, sendo um exclusivo para cafés especiais, salas de aulas e áreas para pesquisas e experimentos. O Centro de Excelência em Cafeicultura tem cerca de 6 mil metros quadrados, foi construído em um terreno de 20 mil metros quadrados doado pela Prefeitura de Varginha e está localizado ao lado da Fazenda Experimental da Fundação Procafé.
Este será o primeiro centro de excelência da cafeicultura e o terceiro de excelência instalado no País. Os demais centros de excelência no Brasil estão localizados em Mato Grosso (bovinocultura) e na Bahia (fruticultura).
Cursos
A expectativa é que os cursos do Senar comecem em agosto. Eles são direcionados para produtores rurais e familiares, prioritariamente.
“Ainda não temos um número de alunos que irão compor os cursos. Mas a estimativa é que as turmas sejam maiores que as dos cursos técnicos para sindicatos, que giram de 25 a 30 alunos. A tendência é termos mais de uma turma do curso técnico em cafeicultura, que será o principal e gratuito” conta o diretor do Centro de Excelência em Cafeicultura do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em Varginha, Kelsen de Andrade Nether.
No local também serão ministrados os cursos da Faculdade CNA, que incluem cursos tecnológicos de graduação para gestão do agronegócio, processos gerenciais, gestão ambiental e recursos humanos. Cerca de 10% do curso é a distância.
Vagas de emprego
Com a proximidade da inauguração, o centro está com processo seletivo para a contratação de analista pedagógico e assistentes administrativos.
“São os últimos profissionais que faltavam para compor a administração. Os demais cargos – de diretoria, analista de negócios e relações institucionais – já foram efetivados no início de em 2023 e os colaboradores já estão atuando, fazendo visitas a parceiros, cooperativas e sindicatos para apresentar a equipe”.
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