top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Cemig Utiliza Drones para Monitorar a Rede de Distribuição

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) opera a maior rede de distribuição de energia elétrica da América Latina, com mais de 540 mil quilômetros de extensão, o equivalente a 13 voltas ao redor do planeta. Para monitorar essa vasta rede, a companhia tem utilizado cada vez mais drones nos últimos anos, especialmente para a inspeção de linhas e redes em sua área de concessão em todo o estado.

Os drones são operados por especialistas uniformizados e identificados, cujos veículos são plotados com a logo da Cemig ou indicam estar a serviço da empresa quando se tratam de parceiros terceirizados. As inspeções, realizadas durante o dia, utilizam não apenas a visualização direta, mas também equipamentos como termovisores, que detectam pontos quentes e frios na rede de distribuição, indicadores de potenciais defeitos.

Fernando César Gomes, engenheiro do Sistema Elétrico da Distribuição da Cemig, destaca a importância da tecnologia. "As equipes da Cemig utilizam drones exclusivamente para o monitoramento das linhas e redes da companhia. Estes serviços são realizados durante o dia, e empresas à serviço da Cemig não estão autorizadas a utilizar drones durante a noite", explica Gomes. Ele também recomenda que os clientes que tiverem dúvidas sobre as operações com drones entrem em contato com o serviço Fale com a Cemig, pelo telefone 116.

Desde janeiro de 2023, a Cemig já inspecionou mais de 130 mil quilômetros de linhas de média tensão em Minas Gerais com o auxílio de drones. Esses dispositivos permitem a supervisão de planos de voo utilizando visão computacional, GPS e sensores embarcados, além de câmeras térmicas para o processamento digital de imagens, identificando anomalias nos ativos.

Gomes destaca os benefícios dos drones: "É uma tecnologia essencial para auxiliar nas inspeções visuais, oferecendo uma visão detalhada da parte superior da rede e dos postes, revelando defeitos que seriam impossíveis de serem observados a olho nu. Esses equipamentos proporcionam uma visão mais ampla e privilegiada da fiação, tornando as inspeções mais efetivas e seguras."
Fonte: Agencia Mnas

Gazeta de Varginha

bottom of page