Cemig moderniza subestação em Alfenas com novo transformador
A Cemig está investindo na modernização dos ativos da subestação (SE) Alfenas 1, no município de Alfenas. Um novo transformador com capacidade de 25 MVA foi entregue na última semana, dando início às obras que visam garantir a confiabilidade e continuidade no processo de distribuição de energia nos municípios de Alfenas e Areado, beneficiando mais de 79 mil pessoas. A iniciativa é parte de um amplo plano de investimentos que a companhia vem realizando, o maior de sua história.
Os investimentos na SE Alfenas 1 alcançam cerca de R$ 76 milhões, que serão aplicados na ampliação do setor de 138 kV, na digitalização da subestação e na substituição de um transformador de 25 MVA por outro mais moderno e com mais capacidade de atendimento à região. As obras têm previsão de conclusão no segundo semestre de 2025.
Segundo Bruno Ferrarezi, engenheiro líder regional da Cemig, as novas tecnologias vão garantir energia de qualidade para atender o intenso desenvolvimento econômico da região. “A modernização da SE Alfenas 1 está alinhada às diretrizes da companhia e do Governo de Minas de levar desenvolvimento para a região e qualidade de vida às pessoas, por meio da disponibilização de energia contínua e segura”, avalia o especialista da companhia.
O engenheiro ressalta, ainda, que este empreendimento irá contribuir significativamente para o desenvolvimento local e faz parte do maior plano de investimentos da companhia, que está aplicando recursos de R$ 42,2 bilhões na ampliação das áreas de geração, transmissão, distribuição, geração distribuída e comercialização de gás em todo o estado até 2027. “Completando os investimentos no Sul do Estado, a Cemig prevê instalar, até 2027, 16 novas subestações na região, adicionando 455 MVA para garantir mais energia para atender o intenso desenvolvimento econômico dos municípios e contribuindo para a atração de novos investimentos e a geração de emprego e renda. Além da construção de novos empreendimentos, a companhia está modernizando e digitalizando 29 subestações já instaladas na região” – afirma.
Comments