Casos de virose crescem 60% em Varginha, afirma Secretaria de Saúde
O número de atendimentos nas unidades de saúde e hospitais de Varginha (MG) cresceu nas últimas três semanas, principalmente pelo aumento de casos de virose. Segundo a Secretaria de Saúde de Varginha, os casos de virose neste período agora cresceram pelo menos 60% se comparado com o mesmo período do ano passado.
As viroses geralmente são gastrointestinais, aquelas que fazem mal ao sistema digestivo e isso acaba causando diarreia, enjoo, vômito e febre. Este período mais quente acaba aumentando o número de casos.Se todos esses sintomas não forem tratados logo, eles podem agravar o estado do paciente, que pode ter que ser atendido por profissionais de saúde.
Além de Varginha, a UPA da cidade atende pacientes de mais seis cidades. Só nas últimas três semanas, por exemplo, 40% dos cerca de 400 atendimentos têm sido de viroses.
"Nós temos casos de crianças, adultos também, idosos, temos bastante pacientes na faixa etária, mais no geral as crianças. Então eles chegam apresentando vômitos, diarreia, tem às vezes casos que eles já estão desidratados, então às vezes necessitam de uma terapia de hidratação venosa. Esses pacientes afetam a parte neurológica, ficam mais sonolentos, desidratados, a própria desidratação vai acometer e causar sintomas mais graves", disse a coordenadora de enfermagem da UPA, de Varginha, Jaqueline Aparecida Alves Silva.
Comments