Candidatos Únicos a Prefeito: 213 Cidades do Brasil Terão Eleições com Apenas um Nome nas Urnas em 2024
De acordo com um levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), 213 cidades brasileiras terão apenas um candidato a prefeito nas eleições municipais de 2024. Isso significa que o candidato precisa de apenas um voto para ser eleito. Em média, esses municípios têm cerca de 7 mil habitantes.
Desses 213 casos, 149 são de prefeitos atuais que buscam a reeleição sem concorrentes. Em outras 64 cidades, a renovação é garantida com o provável único voto. Vale destacar que o candidato pode votar em si mesmo.
Mesmo em cenários com apenas um candidato, as eleições ocorrerão normalmente. Caso o candidato não receba nenhum voto, novas eleições serão convocadas, e até lá, o presidente da Câmara Municipal assumirá o governo da cidade.
Distribuição dos Candidatos Únicos:A maior parte dos municípios com candidatos únicos está em Minas Gerais (36) e no Rio Grande do Sul (26). O PSD lidera com 32 prefeitos em posição garantida, seguido pelo MDB com 29. O PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, tem oito candidatos únicos, enquanto o PT, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, conta com quatro.
Em estados como Alagoas, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e Tocantins, os partidos dos governadores dominam as candidaturas únicas.
Falta de Concorrência nas Pequenas Cidades:A ausência de competição é comum em pequenas cidades. Juntos, os 213 municípios com candidatos únicos têm uma população de 1.066.113 pessoas, menor que Campinas, no interior de São Paulo, que possui 1.139.047 habitantes. Batatais, com 58,4 mil habitantes, é a maior cidade com um candidato único, onde Juninho Gaspar (PP) precisa de apenas um voto para se eleger.
O número de candidaturas únicas dobrou em relação a 2020, quando 107 prefeitos foram eleitos com um único voto válido. Em contrapartida, o número total de candidatos a prefeito caiu de 19.379 em 2020 para 15.441 em 2024, o menor desde 2000.
O estudo da CNM também destaca que os candidatos únicos são predominantemente homens, brancos, casados, com menor grau de escolaridade e mais jovens.
Comments