Brasil Tem Apenas 11 Anos para Reduzir 92% de Suas Emissões de Gases do Efeito Estufa – A Hora é Agora
O Observatório do Clima, uma rede de entidades ambientalistas da sociedade civil, divulgou uma proposta de novo plano climático nacional para o Brasil nesta segunda-feira (26). Segundo o plano, o Brasil precisará reduzir suas emissões líquidas de gases de efeito estufa em 92% até 2035, em comparação com os níveis de 2005, limitando as emissões a 200 milhões de toneladas de CO2 equivalente.
Atualmente, o Brasil é o sexto maior emissor de gases do efeito estufa no mundo. Em 2025, o país sediará a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30) em Belém, e o Observatório do Clima enfatiza que é crucial que o Brasil apresente um plano climático ambicioso que sirva de exemplo para outros países do G20.
A proposta do Observatório é baseada na ciência mais atual e inclui cinco pilares principais: redução do desmatamento a quase zero, recuperação da cobertura vegetal, expansão de práticas agropecuárias de baixa emissão, transição energética para fora dos combustíveis fósseis, e melhoria da gestão de resíduos. Entre as metas específicas estão a substituição completa da gasolina por biocombustíveis e eletricidade em carros de passeio, e a instalação de 70 gigawatts de energia eólica e 95 gigawatts de energia solar.
O Observatório do Clima também sugere medidas de adaptação, como a inclusão da análise de impacto e risco climático em todo o orçamento público e a realização de um grande diagnóstico sobre perdas e danos no país.
Comments