top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Brasil recebe sua primeira elefanta africana no Santuário de Elefantes em MT

  • gazetadevarginhasi
  • há 6 dias
  • 1 min de leitura
Brasil recebe sua primeira elefanta africana no Santuário de Elefantes em MT
Reprodução
Vigiagro viabiliza entrada no Brasil da elefanta africana Pupy, vinda da Argentina.

A Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), unidade de Foz do Iguaçu/PR, teve papel decisivo na importação da elefanta africana Pupy, transferida do Ecoparque de Buenos Aires, na Argentina, para o Santuário de Elefantes Brasil (SEB), localizado na Chapada dos Guimarães (MT).

Durante vistoria realizada em 15 de abril, a equipe do Vigiagro verificou toda a documentação sanitária exigida, inspecionou o cumprimento do certificado veterinário internacional e autorizou a entrada da elefanta no país. Na sequência, foi emitida a Guia de Trânsito Animal (GTA), documento que acompanha o deslocamento de Pupy até seu novo lar. O processo envolveu ainda a emissão de Licença de Importação pelo Serviço de Fiscalização de Insumos e Saúde Animal (SISA/MT) e Autorização de Embarque.

A elefanta iniciou sua jornada no dia 14 de abril, sendo içada por um guindaste e transportada em uma estrutura especial sobre um caminhão. No dia seguinte, cruzou a fronteira com o Brasil. O trajeto até a Chapada dos Guimarães, com cerca de 2.700 km, deve durar cinco dias, com chegada prevista para o fim de semana.

Com 36 anos de idade, Pupy viveu mais de três décadas no antigo zoológico da capital argentina, ao lado de Kuky, elefanta que faleceu em outubro de 2024. Ela será a primeira elefanta africana a viver no SEB, que atualmente abriga cinco animais. A chegada de Pupy marca o início de uma nova fase em sua vida, agora com mais liberdade, bem-estar e espaço.
Fonte: MAPA

Comments


Gazeta de Varginha

bottom of page