top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Brasil Envia Embaixadora à Posse de Nicolás Maduro em Meio a Tensão Diplomática

O governo brasileiro confirmou a presença da embaixadora Glivânia Maria de Oliveira na posse de Nicolás Maduro, marcada para esta sexta-feira (10), apesar da recente prisão de líderes da oposição venezuelana, que gerou tensão internacional. A decisão reflete um alinhamento mais protocolar com a Venezuela, mantendo relações diplomáticas sem interlocução próxima com o alto escalão.
Inicialmente, o Itamaraty cogitou reavaliar o envio do representante devido a notícias de que María Corina Machado, importante figura da oposição, havia sido detida. A liberação de Machado, horas depois, levou o Brasil a confirmar a presença da embaixadora.
As relações entre Brasil e Venezuela estão estremecidas desde as eleições presidenciais venezuelanas de julho de 2024, cujos resultados oficiais não foram reconhecidos pela maioria da comunidade internacional. A oposição reivindica a vitória do diplomata Edmundo González, que fugiu para a Espanha após ser acusado de usurpação de funções pelo Ministério Público venezuelano.
Com pelo menos 2.400 opositores presos e 24 mortos no contexto eleitoral, organizações de Direitos Humanos alertam para a gravidade da situação na Venezuela. O envio da embaixadora brasileira simboliza um esforço de diálogo, embora em um contexto de desconfiança e pressões políticas regionais.

Comments


bottom of page