Brasil enfrenta realidade alarmante: 4,8 milhões de pets em situação de vulnerabilidade
Cerca de 4,8 milhões de cães e gatos estão em situação de vulnerabilidade no Brasil, de acordo com dados recentes do Instituto Pet Brasil. A pesquisa, realizada em 2024, trouxe à tona a necessidade urgente de conscientização sobre o abandono de animais no país. Estima-se que 201 mil desses animais estejam sob a tutela de ONGs e grupos de protetores independentes, com 92% deles sendo gatos e 8% cães.
Juliana Valverde, responsável por uma ONG que acolhe 300 animais, alerta para o aumento de casos de abandono no final do ano. "Em dezembro, o abandono é mais intenso, pois muitas pessoas viajam e deixam seus pets ou eles fogem devido aos fogos de artifício. Além disso, é importante lembrar que pet não é presente de Natal, mas um compromisso", afirmou.
O Brasil tem avançado na conscientização, e em março de 2024, o Senado aprovou o PL 6.404/2019, que institui o “Dezembro Verde” para promover ações educativas sobre o abandono de animais. Embora a lei ainda precise ser sancionada pela Câmara dos Deputados, a campanha já está sendo amplamente promovida no país.
Empresas como a Guabi Natural também estão engajadas na causa e lançarão no dia 9 de dezembro a plataforma “Um pet é para sempre”, com atividades interativas para sensibilizar a população.
O estudo foi realizado em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet).
Comments