top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Brasil e Colômbia articulam posição conjunta após corte dar vitória a Maduro

O Brasil está articulando com a Colômbia uma posição oficial conjunta em resposta à decisão do Supremo Tribunal de Justiça da Venezuela de ratificar a vitória do presidente Nicolás Maduro na eleição presidencial de 28 de julho. A expectativa é que o presidente Lula e o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, discutam o assunto em uma conversa nesta sexta-feira (23).
Fontes da diplomacia brasileira indicam que a posição em construção continuará exigindo transparência e a apresentação das atas da eleição, apesar da declaração da presidente do tribunal, Caryslia Rodriguez, de que a corte revisou os documentos da autoridade eleitoral e confirmou a vitória de Maduro.
O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, está em viagem às Filipinas, deixando a condução do tema ao assessor internacional do presidente Lula, Celso Amorim. Em entrevista à CNN espanhola, Amorim reiterou a defesa de novas eleições na Venezuela, sugerindo que, se ambos os lados afirmam ter vencido, uma nova eleição poderia evitar os problemas que, segundo eles, contaminaram a anterior.

Comments


bottom of page