Brasil e Argentina Discutem Venda de Blindados Guarani e Operação Militar Conjunta
Nesta terça-feira (20), o comandante do Exército Brasileiro, general Tomás Paiva, receberá o chefe da força terrestre da Argentina, general Carlos Alberto Presti, para discutir a venda de blindados Guarani ao país vizinho e a realização de uma nova operação conjunta de exercícios militares. A reunião entre os líderes militares ocorre com o conhecimento dos dois governos, apesar do distanciamento político entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o argentino Javier Milei.
Durante a visita, será abordada novamente a possibilidade de o Brasil vender blindados Guarani para a Argentina, veículos estes fabricados pela Iveco em Minas Gerais. As negociações, que se arrastam há anos, enfrentam dificuldades devido à falta de garantias de financiamento por parte do governo argentino.
No início de 2023, logo após Lula assumir a presidência, o governo de Alberto Fernández assinou uma carta de intenções para avançar nas negociações, que incluem a compra de 156 veículos blindados Guarani. O documento, firmado durante uma visita do chanceler Mauro Vieira a Buenos Aires, também prevê a transferência de tecnologia, compensação para a fabricação progressiva de peças na Argentina, além de suporte logístico e treinamento de tripulações e técnicos do Exército Argentino.
O general Carlos Alberto Presti, recentemente nomeado chefe do Estado-Maior General do Exército da Argentina pelo presidente Javier Milei, tem a missão de continuar as tratativas. Oficiais-generais brasileiros acreditam que, apesar das mudanças políticas na Argentina, as relações diplomáticas militares não foram afetadas, o que não deve impedir o avanço das negociações.Fonte:CNN
Commentaires