top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Brasil, Colômbia e México Pedem Divulgação de Resultados da Eleição na Venezuela e Cautela nas Manifestações

Em comunicado conjunto, os governos de Brasil, Colômbia e México solicitaram a divulgação dos resultados das eleições presidenciais na Venezuela. Os três países pedem que o Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela (CNE) apresente os dados "desagregados por mesa de votação". Até o momento, o CNE não publicou publicamente os resultados de cada uma das mais de 30 mil mesas eleitorais, como exige a legislação venezuelana.
Além disso, os governos pediram que as autoridades venezuelanas tratem as manifestações pós-eleitorais com "cautela e moderação". O comunicado, divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil, reafirma a importância de permitir uma verificação imparcial dos resultados, respeitando o princípio da soberania popular. O documento também faz um apelo para que os atores políticos e sociais do país ajam com prudência em manifestações públicas, e solicita às forças de segurança que garantam o pleno exercício desse direito democrático, respeitando os Direitos Humanos.
Os três países também informaram que continuarão a manter diálogo com o governo venezuelano para encontrar soluções para o atual cenário político. Eles reiteraram sua disposição em apoiar esforços de diálogo que contribuam para a estabilidade política e a democracia na Venezuela.
O cenário de impasse continua, pois o CNE ainda não apresentou os dados da votação, levando a oposição venezuelana a criar uma página na internet onde publicaram supostas atas eleitorais que representam mais de 80% das mesas de votação. As lideranças opositoras afirmam que esses documentos foram impressos ao final da votação e distribuídos a todos os fiscais de partidos presentes.

Comments


bottom of page