top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Brasil Brilha na Olimpíada Internacional de Astronomia com Prata e Bronze – Jovens Gênios Conquistam o Mundo!

Astronomia brasileira
Foto: Divulgação
Estudantes brasileiros conquistaram um resultado expressivo na 17ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA), realizada entre 17 e 27 de agosto, nas cidades de Vassouras e Barra do Piraí, no Rio de Janeiro. A competição, que contou com a participação de mais de 300 estudantes de 53 países, rendeu ao Brasil duas medalhas de prata e três de bronze.
Os medalhistas de prata foram Francisco Carluccio de Andrade, de 16 anos, e Heitor Borim Szabo, de 17, ambos de São Paulo. Já as medalhas de bronze foram conquistadas por Gustavo Mesquita França (18 anos, SP), Lucas Cavalcante Menezes (17 anos, SE), e Natália Rosa Vinhaes (17 anos, MA). Heitor Borim Szabo também fez parte da equipe multinacional vencedora da Competição de Grupos.
Os participantes enfrentaram provas teóricas, práticas e de observação, que demandaram um alto nível de conhecimento em astronomia e astrofísica. Com essas conquistas, o Brasil acumula agora um total de 69 medalhas na IOAA, sendo 9 de ouro, 24 de prata e 36 de bronze, além de 29 menções honrosas.
Organizada pelo Observatório Nacional, órgão do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a IOAA é uma das competições científicas mais prestigiadas do mundo no campo da astronomia. Esta é a segunda vez que o Brasil sedia o evento, tendo sido a primeira em 2012.

Comments


bottom of page