Bombeiros encerram buscas por guia de turismo que desapareceu em distrito turístico
Após quatro dias de trabalho, os bombeiros encerraram as buscas por um guia de turismo que desapareceu em Monte Verde, distrito de Camanducaia (MG). Josmar Pereira de Brito, de 44 anos, foi visto pela última vez na sexta-feira (19).
Os bombeiros informaram que, desde o início das buscas, na segunda-feira (22), foram vistoriadas mais de 1 milhão e 100 mil metros quadrados de área. O local extenso era monitorado em tempo real por meio de tecnologias. A região das buscas é íngreme e composta por mata fechada, além do frio intenso que também representava um desafio.
“Essa área toda não seria coberta se nós não tivéssemos cães especializados e preparados para esse tipo de busca. O cão, a qualquer momento se encontrar alguma pessoa, ele vai ficar latindo até que a gente chegue lá, ou seja, é uma indicação ativa, assim a gente vai fazendo toda essa área”, explicou o tenente Ilenildo, chefe do Pelotão de Busca Salvamento Resgate com Cães de Varginha. Os militares sobrevoaram o local com drones e dividiram a área em vários quadrantes para facilitar as buscas.
“Nós temos aqui uma área a ser vistoriada e a nossa localização o tempo todo está aqui em tempo real. A gente pode fazer toda essa configuração aqui. Nós temos uma área descartada, por exemplo, a área branca que é a área do condomínio. A área verde é a área que já fizemos no primeiro dia, o segundo dia está colocado aqui de amarelo e as áreas que estamos fazendo hoje serão coloridas de vermelho. Desta forma, conseguimos ter certeza de toda a área que foi vistoriada, isso evita retrabalho e o trabalho fica mais eficiente”, detalhou o tenente.
O raio de buscas foi de até 1,5 mil metros do último ponto onde o guia de turismo foi visto. Cerca de 761 mil metros quadrados de área urbana foram descartados das buscas pelos militares.
Comments