top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Bill Gates Lidera Construção da Primeira Usina Nuclear da Nova Geração nos EUA

Nas proximidades de uma pequena cidade carbonífera no sudoeste do Wyoming, está em andamento um esforço multibilionário para construir a primeira de uma nova geração de usinas nucleares nos Estados Unidos.
Na terça-feira (18), teve início a construção de um novo tipo de reator nuclear, que deve ser menor e mais barato do que os imensos reatores antigos e concebido para produzir eletricidade sem o dióxido de carbono que está aquecendo rapidamente o planeta. O reator, que está sendo construído pela startup TerraPower, não será concluído antes de 2030, no mínimo, e enfrenta obstáculos assustadores. A Comissão Reguladora Nuclear ainda não aprovou o projeto, e a empresa terá de superar os inevitáveis atrasos e custos excedentes que já frustraram inúmeros projetos nucleares.
O que a TerraPower tem, no entanto, é um fundador influente e com muitos recursos. Bill Gates, atualmente classificado como a sétima pessoa mais rica do mundo, investiu mais de US$ 1 bilhão de sua fortuna na TerraPower, valor que ele espera ampliar. “Quem se preocupa com o clima sabe que há inúmeros locais no mundo onde a energia nuclear precisa ser usada. Não estou envolvido na TerraPower para ganhar mais dinheiro, e sim porque precisamos construir um grande número desses reatores”, disse Gates durante uma entrevista perto do local do projeto na segunda-feira. Ex-diretor da Microsoft, Gates declarou acreditar que a melhor maneira de superar os desafios da mudança climática é por meio de inovações que tornem a energia limpa competitiva em relação aos combustíveis fósseis, filosofia que ele descreveu em seu livro de 2021, “Como Evitar um Desastre Climático”.
A energia nuclear tem despertado um novo interesse em todo o território norte-americano. Várias startups estão disputando a construção de uma leva de reatores menores e o governo Biden vem oferecendo créditos tributários elevados para novas usinas. As esperanças em relação ao projeto da TerraPower são especialmente altas entre os três mil residentes das cidades vizinhas de Kemmerer e Diamondville, no estado do Wyoming. Durante décadas, a economia local dependeu de uma usina de energia movida a carvão e de uma mina adjacente. No entanto, o fechamento dessa usina está programado para 2036, já que o país está buscando retirar o carvão de sua matriz energética.

Fonte:R7

Comments


bottom of page