Biden deve deixar carta para Trump; entenda a tradição da posse presidencial
Joe Biden continuará como presidente dos Estados Unidos até o meio-dia (horário de Washington) do dia 20 de janeiro de 2025, conforme estipulado pela Constituição do país. Na manhã de seu último dia no cargo, na Ala Oeste da Casa Branca, que abriga os setores administrativos da Presidência, o democrata seguirá uma tradição de longa data entre os presidentes: a carta de transição.
Essa mensagem, geralmente dirigida ao sucessor, costuma conter conselhos, recomendações ou simplesmente votos de sucesso para o novo governo. O texto, sempre cordial, é escrito em papel timbrado da Casa Branca e deixado sobre a escrivaninha do Salão Oval, o escritório cerimonial do presidente. A mesa, chamada "Resolute", é um presente da rainha Vitória da Inglaterra ao presidente Rutherford B. Hayes.
A origem dessa tradição das cartas presidenciais não é clara. Historiadores acreditam que o costume começou no final do mandato de Ronald Reagan, em 1989, quando ele escreveu uma mensagem para seu sucessor, George H.W. Bush, seu vice-presidente. A carta foi escrita de maneira descontraída, com Reagan mencionando sua saudade dos almoços que costumava ter com Bush. Desde então, as cartas passaram a ser uma prática comum nas transições presidenciais dos Estados Unidos.
George H.W. Bush deixou uma mensagem para Bill Clinton, desejando-lhe felicidades em sua nova função e aconselhando o democrata a não se deixar abalar pelas críticas.
Clinton, por sua vez, seguiu a tradição e escreveu uma carta para George W. Bush, o filho de seu antecessor. No texto, o ex-presidente desejou sucesso ao republicano e expressou suas orações por ele e por sua nova família presidencial.
George W. Bush também seguiu o ritual e escreveu para Barack Obama, destacando que o democrata estava começando uma fase extraordinária de sua vida e alertando sobre os desafios que a presidência traria.
Obama deixou sua carta para Donald Trump, parabenizando-o pela vitória nas eleições de 2016 e expressando a esperança de que os próximos quatro anos seriam marcados por prosperidade e segurança para o povo americano, independentemente das divisões partidárias. Obama também sugeriu que Trump reservasse tempo para sua família e amigos, pois seriam fundamentais para ajudá-lo nos momentos difíceis que surgissem.
Ao deixar a presidência, Donald Trump também escreveu uma carta para Joe Biden, que descreveu como "generosa", mas o conteúdo da mensagem nunca foi revelado.
Comentarii