Belo Horizonte e mais de 780 cidades de Minas Gerais estão sob alerta de chuvas de até 50 milímetros por dia e ventos de 60 km/hora. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as precipitações podem ocorrer até as 10h desta terça-feira (7 de janeiro). O órgão reitera que há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Entre as regiões que podem ser afetadas estão: Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Central Mineira, Zona da Mata, Vale do Rio Doce, Oeste de Minas, Vale do Mucuri, Norte de Minas, Sul/Sudoeste de Minas, Norte Maranhense, Jequitinhonha, Metropolitana de Belo Horizonte e Noroeste de Minas.
Chuvas colocam BH sob risco geológico
Até esta terça-feira (7), três regionais de Belo Horizonte estão em alerta para risco geológico forte na Noroeste e moderado na Oeste e na Centro Sul. De acordo com o boletim mais recente emitido pela Defesa Civil Municipal, no acumulado de chuvas entre os dias 01 e 05 de janeiro, a regional Noroeste registrou 118 mm, maior índice até o momento. A média climatológica para este mês, na capital, é de 330,9 mm.
Veja recomendações do Inmet para se proteger durante a chuva:
Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda);
Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
コメント