top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Ação criminosa causa incêndios devastadores no interior de SP, afirma Tarcísio de Freitas!


queimadas
Foto: Divulgação
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou neste domingo (25) que os incêndios que atingem diversas regiões do interior do estado resultaram de ações criminosas combinadas com condições climáticas adversas. Em uma entrevista coletiva, Tarcísio revelou que uma pessoa foi presa em São José do Rio Preto no sábado (24) e outra foi detida em Batatais, no noroeste paulista, na manhã de hoje.
Tarcísio explicou que a combinação de estiagem severa, baixa umidade do ar e ventos fortes criou condições propícias para a ignição de incêndios florestais, que se alastraram rapidamente. O governador destacou que o governo está mobilizando recursos consideráveis para combater os incêndios, incluindo o uso de helicópteros do Exército, da Marinha e da Força Aérea Brasileira, que utilizará a aeronave KC-390, capaz de transportar grandes quantidades de água.
Além das ações de combate ao fogo, o governo estadual também está fornecendo ajuda humanitária para as vítimas, incluindo colchões, água, kits de higiene e abrigos temporários. O estado de São Paulo decretou estado de emergência em 45 cidades, com validade de 180 dias, e 46 municípios estão em alerta máximo, sendo que 21 deles enfrentam focos ativos de incêndio.
O governo paulista montou um gabinete de crise para monitorar e coordenar as ações de combate ao fogo, e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento lançou um pacote de ações para apoiar os produtores rurais afetados pelos incêndios, com uma verba de R$ 10 milhões disponível para custeio emergencial.

Comments


bottom of page