Aumento de pedidos de recuperação judicial atinge 37,7% em outubro de 2024, aponta Serasa Experian
Pedidos de recuperação judicial crescem 37,7% em outubro de 2024, aponta Serasa Experian
Os pedidos de recuperação judicial tiveram um aumento de 37,7% em outubro de 2024, quando comparado ao mesmo mês de 2023. A informação foi divulgada pela Serasa Experian nesta terça-feira, 19 de novembro. O mês passado marcou o terceiro maior índice de pedidos de recuperação judicial deste ano.
O setor de serviços foi o que mais registrou requisições, com 83% do total, enquanto a indústria foi o que menos demandou, com apenas 35%. No caso dos pedidos de falência, as micro e pequenas empresas se destacaram, com 55 casos, seguidas pelas médias (20) e grandes empresas (17).
O Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações Judiciais é construído a partir de dados mensais sobre falências (tanto requeridas quanto decretadas) e recuperações judiciais e extrajudiciais, provenientes dos fóruns, varas de falências e Diários Oficiais de Justiça dos estados. O indicador também é segmentado por porte de empresa.
Espera-se um novo aumento nos processos de recuperação judicial nos próximos meses, especialmente devido à manutenção da Selic (taxa básica de juros) em níveis elevados, o que continua pressionando empresas com endividamento alto. Esse cenário gera dificuldades adicionais para honrar compromissos financeiros, em meio à escassez de crédito.
Título sugerido: "Aumento de pedidos de recuperação judicial atinge 37,7% em outubro de 2024, aponta Serasa Experian"
Kommentare