top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Anvisa Alerta Sobre Golpe em Viagens: Certificado Internacional de Vacinação Falso


De acordo com a Anvisa, golpistas estão se aproveitando de pessoas que planejam viajar para o exterior. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) alerta que criminosos estão oferecendo serviços fraudulentos para a emissão do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP). Eles disponibilizam formulários falsos na internet, semelhantes ao oficial, com o objetivo de coletar dados pessoais e cobrar taxas indevidas. Vale lembrar que o CIVP é um documento gratuito e pode ser solicitado através do Gov.br. Este certificado é necessário em algumas viagens internacionais, principalmente para comprovar a vacinação contra a febre amarela. Em casos específicos, o CIVP também pode ser exigido para comprovar a vacinação contra a meningite (para a peregrinação a Meca, o Hajj) ou a poliomielite (para viagens a países com transmissão da doença).

A Organização Mundial da Saúde (OMS) mantém uma lista atualizada dos países que exigem esse documento, disponível em seu portal.

O CIVP de febre amarela é válido 10 dias após a vacinação e permanece por toda a vida. O certificado deve ser obtido uma única vez.

Comments


bottom of page