Ansiedade com matemática cresce entre estudantes brasileiros, aponta relatório do Pisa
Segundo o Pisa 2022, uma avaliação internacional conduzida pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), a ansiedade dos estudantes brasileiros em relação à matemática tem aumentado. O estudo mostrou que 65,1% dos jovens no Brasil temem reprovar em matemática, enquanto a média entre os países da OCDE é de 54,8%. Além disso, 74,2% dos alunos relatam frequentemente preocupação com dificuldades em matemática, e 64,3% se sentem incapazes de resolver problemas matemáticos.
A comparação com dados de 2012 aponta um aumento significativo, quando 49,3% dos brasileiros sentiam nervosismo ao lidar com a disciplina. Esse cenário reflete a dificuldade no aprendizado de matemática, pois altos níveis de ansiedade estão associados a um menor senso de autoconfiança e eficácia na resolução de problemas.
Além disso, o Anuário Brasileiro da Educação Básica 2024 revelou que, em 2021, apenas 3,7% dos estudantes da rede pública do ensino médio alcançaram um nível adequado de aprendizado em matemática. O Pisa sugere que professores desempenham um papel crucial nesse processo, pois relações mais positivas com educadores ajudam a reduzir a ansiedade dos alunos e aumentam sua motivação.
Participaram do Pisa 2022 cerca de 690 mil estudantes de 81 países, em uma pesquisa que se concentrou em alunos de 15 a 16 anos.
Comments