AMV, em parceria com a Cardiocine, realiza 1º Workshop Embolização de Mioma Uterino
Aconteceu na sede da Associação Médica de Varginha (AMV), na noite desta quarta-feira (20), o 1º Workshop Embolização de Mioma Uterino. O evento, que teve a organização da Cardiocine, com o apoio da Bio Life e foi direcionado a médicos e convidados, promovendo uma atualização de informações e condutas da área.
“O workshop reforça a importância da educação médica continuada, que buscamos na nossa gestão, incorporando as mais recentes práticas científicas e garantindo que as equipes médicas ofereçam um serviço de alta qualidade aos pacientes”, informou o diretor científico da AMV, Dr. Gustavo Eugênio Martins Marinho.
O primeiro palestrante foi o Dr. Marcos Messina, médico assistente da Disciplina de Ginecologia do HCFMUSP e Coordenador do setor de mioma uterino e ginecologia endovascular do HCFMUSP, que apresentou o tema “Inovações em Cirurgia Endovascular e Saúde Feminina”.
Em seguida, o médico cardiologista clínico e intervencionista dos Hospital Humanitas, Hospital Regional do Sul de Minas, Hospital Vila da Serra e Biocor, Dr. João Carlos Bello Lisboa Dias discorreu sobre o tema “Técnicas Percutâneas em Gineco-obstetrícia (HMD)”. Ele também atua no Programa de Embolização Uterina com o Dr. Marcos Messina há 15 anos (USP e Einstein-SP).
Miomas uterinos são tumores benignos que nascem na parede do útero e cerca de 20 a 40% das mulheres em idade reprodutiva são portadoras de miomas. A embolização dos miomas é uma opção cirúrgica, minimamente invasiva, em que são inseridas pequenas partículas por meio de um cateter nos vasos uterinos com a finalidade de bloquear as artérias que fornecem sangue aos miomas, fazendo assim com que eles reduzam de tamanho.
Após o evento, foi servido um coquetel de confraternização entre os participantes.