Alckmin confunde Eslováquia com Iugoslávia durante encontro com premiê eslovaco
O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) cometeu uma gafe durante uma agenda oficial com o primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, nesta terça-feira (10). Em uma declaração à imprensa, Alckmin confundiu a Eslováquia com a extinta Iugoslávia, causando desconforto na cerimônia realizada no Palácio Itamaraty.
“Aliás, é a primeira vez que um primeiro-ministro da Iugoslávia (Eslováquia) visita o Brasil. E nós estamos felizes e honrados”, afirmou Alckmin, substituindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que se recuperava de uma cirurgia de emergência no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
A confusão foi rapidamente corrigida, e o premiê eslovaco aproveitou a ocasião para desejar melhoras a Lula, relembrando o primeiro encontro com o presidente brasileiro em 2003. “Ele é um líder de formato mundial, e desejamos uma rápida recuperação”, disse Fico.
A Iugoslávia deixou de existir em 1992, após tensões políticas e conflitos étnicos resultarem na independência de várias nações que compunham o país, incluindo a própria Eslováquia, que nunca fez parte do bloco iugoslavo.
Comentários