top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Agenda 21 & Cidadania - 17/03/2023

  • gazetadevarginhasi
  • 17 de mar. de 2023
  • 2 min de leitura



22.03.2023 -ÁGUA – Lembrar-se dela é preciso!

Este item deveria merecer muito destaque na mídia, buscando a conscientização da sociedade sobre a urgência de mudança de atitudes por um comprometimento e envolvimento com o uso da preciosa água potável.
A importância da água para nosso planeta é inegável, é fonte de vida para toda espécie vegetal ou animal. Fundamental para o nosso organismo, uma vez que ele é composto de aproximadamente 70% de água, exerce diversas funções essenciais, garantindo nossa sobrevivência. Sendo assim, o ser humano pode ficar, no máximo, até 03 dias sem consumi-la.
Ainda assim de todas as ameaças ao meio ambiente, a escassez de água potável é a que mais nos assombra. Seja através de catástrofes ambientais, como o desastre ambiental em várias regiões, da alteração do clima constatada pela estiagem intensa, impactando no nível de nossos rios, açudes e represas, ou mesmo através de impactos na economia, inflacionando a energia atingindo os mercados da indústria e do agronegócio em nosso país, somos alertados para o risco real da falta de água potável.
É de suma importância, e deveria ser a grande preocupação de uma sociedade responsável, a preservação dos cursos de água e o seu uso de forma sustentável, com projetos públicos e privados, visando a proteção dos mananciais e recuperação de rios poluídos, a prática da educação ambiental em todos os níveis de ensino, a preservação dos parques ambientais, dentre outras iniciativas.
Quisera não ser necessária a visão do leito seco do Rio Verde, ou o aumento de ocorrências de doenças respiratórias em nosso meio, ou ainda campanhas públicas e noticiários para lembrarmos periodicamente da necessidade de economizarmos água.
A falta de água não afeta somente água tratada nas residências, mas também as indústrias e a agricultura que são os principais consumidores e devido a este fato poderão sofrer mais com o problema acarretando impactos na economia como um todo.
Que o uso consciente da água se torne um hábito, uma rotina diária em nossa casa e em nosso local de trabalho, através de uma nova postura cidadã, refletindo nossa responsabilidade pelo bem coletivo e pela sustentabilidade de nosso planeta.

“A água de boa qualidade é como a saúde ou a liberdade: só tem valor quando acaba.”
Guimarães Rosa

Engº Alencar de Souza Filgueiras 
Presidente do Fórum da Agenda 21 Local
Membro Conselho Fiscal do IBAPE-MG  
Contato: evolucao@uai.com.br

Comments


Gazeta de Varginha

bottom of page