top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

ACIV recebe candidatos à prefeitura de Varginha




A Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Varginha (ACIV) realizou um bate papo com os candidatos a prefeito e vice-prefeito de Varginha, com o objetivo de conhecer de perto as propostas e projetos para o desenvolvimento, tirar dúvidas e fazer perguntas diretas aos candidatos, além de contribuir para uma conversa democrática sobre o futuro do município.

De acordo com o presidente da ACIV, da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) no Sul de Minas e do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Varginha (SEHAV), André Yuki, durante a campanha eleitoral, a associação comercial convidou os vereadores da atual gestão e os candidatos à prefeitura do município. “Foi um momento democrático em que pudemos expressar os anseios da população, especialmente dos empresários e dos nossos associados”, explicou.

Ainda segundo André, a ACIV realizou uma pesquisa perguntando as principais sugestões de melhorias para a cidade. Entre elas, destaca-se a mobilidade urbana, principalmente no que diz respeito às calçadas, onde foi apontada a falta de acessibilidade.

“Lembrando que não estamos falando apenas de pessoas com deficiência física, mas também de uma população que está envelhecendo e que dependerá dessas calçadas. Falta fiscalização por parte do poder público! Podemos ver bairros novos com construções recentes que apresentam pontuação mínima de qualidade em acessibilidade. Calçadas estreitas, com degraus, má conservação e rampas de acesso para veículos invadindo a rua são problemas comuns, que dificultam a mobilidade e podem representar riscos. Para melhorar essa situação, é essencial que as calçadas sejam niveladas, sem obstáculos, com rampas de acesso adequadas e piso antiderrapante”, disse o presidente.

No dia 03 de setembro, os candidatos Leonardo Ciacci e Antônio Silva e o prefeito de Varginha, Vérdi Lúcio Melo, foram recebidos pelo presidente André Yuki; pelos diretores da ACIV, Dr. Carlos Jardim (Avet), Akio Nishikawa (Vedasul) e Márcia Araújo (Terra Brasil Imobiliária); pelas diretoras executivas da ACIV, Kátia Gonzales e da Abrasel, Ana Luísa Alves; pelo presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Varginha (SINDVAR), Aureliano Zanon, além de empresários associados.

Segundo Leonardo Ciacci, a ACIV tem uma grande importância, pois é uma entidade centenária que sempre colaborou para o crescimento econômico de Varginha. “Sempre tivemos um bom relacionamento entre prefeitura e ACIV. Recebemos e atendemos as demandas dos empresários e precisamos continuar com essa parceria, que será fundamental para a nossa próxima gestão. Aproveito para parabenizar a ACIV por esse trabalho realizado! Recebemos propostas e sugestões que serão agregadas em nosso plano de governo”, afirmou.

No dia 10, o bate papo estava marcado com os candidatos Zacarias Piva e Fernanda David, que não puderam comparecer. Em nota, Zacarias informou que por motivos de transição dos responsáveis pela agenda, não pôde participar, reafirmando seu compromisso com os comerciantes e solicitando uma nova data. Uma nova data foi marcada e o bate papo foi realizado com Zacarias Piva no dia 16 de setembro. Estiveram presentes André Yuki, Kátia Gonzales, Henrique Avellar (coordenador de comunicação e marketing da ACIV) e o assessor do candidato, Marcos Firmiano.

Para Piva, é muito importante esse trabalho realizado pela ACIV. “Precisamos conhecer a demanda do empresário, mas quero ir além desse trabalho apresentado. Vou precisar de vocês, pois realizaremos audiências públicas com proprietários de imóveis do centro e empresários. Com a ACIV encabeçando esse movimento junto ao munícipio, vamos rever muitas coisas e precisaremos criar estímulos para que essas dezenas de pontos comerciais no centro da cidade sejam alugados”, disse.

Por fim, no dia 12, André Yuki, Kátia Gonzales e Henrique Avellar receberam os candidatos Fabiano Almeida e Miriam Sant’Ana. Estiveram presentes ainda, a esposa de Fabiano, Marcela Almeida e o candidato a vereador, Rogério Bueno.

Fabiano ressaltou a grande importância da reunião com a ACIV, que é a voz do comércio em Varginha. “A associação comercial é uma entidade que conhece profundamente as necessidades e desafios do empresariado local, por isso é fundamental que tenhamos essa parceria forte. A prefeitura, por mais que se esforce, não consegue estar presente em todos os setores e em todos os momentos. Devemos contar com a expertise e a representatividade da associação para que possamos atender às demandas não apenas do comércio, mas também da indústria e do agro”, declarou.

Para ambos os candidatos, foram apresentadas propostas de melhoria para o desenvolvimento da cidade e o resultado da pesquisa de satisfação realizada com empresários e consumidores. Os candidatos responderam perguntas e ressaltaram suas propostas de governo.

Pesquisa da ACIV
Uma demanda solicitada pelos consultados é a instalação de radares de velocidade nas principais avenidas da cidade. “É uma medida essencial para melhorar a segurança no trânsito. Esses dispositivos ajudam a inibir o excesso de velocidade, reduzindo o risco de acidentes e protegendo os munícipes. Acreditamos que realmente fará a diferença na segurança viária, como já observado em várias cidades que adotaram essa medida”, afirmou André Yuki.

Aos candidatos, a ACIV também solicitou melhorias nos centros comerciais da cidade. Além da segurança, foi solicitada a instalação de playgrounds e áreas de lazer nesses pontos, principalmente no centro. A reforma do espaço em frente à Concha Acústica, com instalação de pisos novos, água potável, iluminação para eventos culturais, feiras, eventos de gastronomia, entre outros, também foi mencionada.

Foi solicitada ainda, a revisão da lei de doação de praças por empresas privadas. “Sabemos que as empresas privadas conseguem oferecer espaços instagramáveis, jardinagem, paisagismo e iluminação apropriada para atrair o público para esses locais, evitando a depreciação e trazendo segurança ao local”, destacou o presidente.

Outro pedido foi que o poder público, antes de liberar alvará para eventos e feiras comerciais itinerantes, respeite a Lei 4840/2008, que reserva um espaço de no mínimo, 50% para os comerciantes estabelecidos em Varginha. Esse espaço deve ser encaminhado à ACIV com no mínimo 45 dias de antecedência à data inicial de realização da feira, para as providências cabíveis. Não havendo interesse na reserva de espaço, o mesmo ficará liberado aos organizadores da feira itinerante para que repassem a quem se interessar.

Yuki contou que foram abordados ainda, assuntos como coleta seletiva de lixo, fios nos postes, apoio à inovação e tecnologia, segurança monitorada, área azul, estacionamento a 45 graus, transporte público, planejamento urbano e retomada dos trabalhos do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Varginha (CONDEV).

“Realmente foi um momento enriquecedor para a nossa democracia, onde pudemos compartilhar nossos desejos e objetivos para uma Varginha melhor. Agradeço aos vereadores da atual legislatura e candidatos Reginaldo Tristão, Dandan, Cabo Valério, Dudu Ottoni, Rodrigo Naves, Joãozinho Enfermeiro, Thulyo Paiva, Zilda Silva, Apoliano Rios, Carlinhos da Padaria, Bebeto do Posto, Dr. Guedes e Dr. Lucas, e aos candidatos à prefeitura, Leonardo Ciacci, Antônio Silva, Fabiano Almeida, Miriam Sant’Ana e Zacarias Piva pela presença.

Desejamos boa sorte a todos e lembramos que a casa do empresário está de portas abertas para o desenvolvimento da nossa cidade”, concluiu.

Fonte: Ana Luísa Alves

Komentáře


bottom of page