923 Municípios do Norte e Nordeste recebem Selo Unicef por Avanços nas Políticas Públicas para Crianças e Adolescentes
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) anunciou, nesta quarta-feira (6), os 923 municípios das regiões Norte e Nordeste, além do norte de Minas Gerais e Mato Grosso, que mais progrediram em políticas públicas voltadas à infância e adolescência entre 2021 e 2024. Esses municípios, onde residem mais de 8 milhões de crianças e adolescentes, superaram a média nacional em diversas áreas essenciais e, por isso, foram premiados com o Selo Unicef.
A certificação do Unicef incentiva e reconhece avanços concretos na proteção e promoção dos direitos de crianças e adolescentes nos municípios do Semiárido e da Amazônia Legal. Para alcançar esses resultados, as cidades certificadas priorizaram o cuidado com a primeira infância, a qualidade da educação desde a creche até a transição para o mercado de trabalho, o investimento na saúde física e mental, a promoção de hábitos de higiene e o acesso à água limpa, além da proteção social a famílias vulneráveis, especialmente de povos tradicionais.
Após quatro anos, os municípios que receberam o selo demonstraram melhorias superiores à média nacional em áreas como imunização, educação e proteção contra a violência. “Não estamos falando dos municípios com os melhores indicadores, mas dos que mais evoluíram desde 2021. O Unicef comemora essa superação em regiões vulneráveis que conseguiram acelerar seus avanços. Com nosso apoio, essas cidades trouxeram mais eficiência à gestão de direitos da infância e adolescência”, destacou Youssouf Abdel-Jelil, representante do Unicef no Brasil.
Outro ponto de destaque foi o aumento das taxas de cobertura vacinal. Entre 2020 e 2023, os municípios certificados registraram um crescimento de 17,7% na cobertura da Tríplice Viral D2, enquanto a média nacional cresceu apenas 2,6%. “Vimos esforços que ultrapassaram as unidades básicas de saúde e alcançaram escolas e outros espaços comunitários, o que é essencial para uma proteção mais ampla contra doenças”, comenta Luciana Phebo, chefe de Saúde do Unicef no Brasil.
Na educação, os municípios certificados reduziram o abandono escolar em 47% – acima da média nacional de 38%. Mônica Dias Pinto, chefe de Educação do Unicef, afirma que a queda do abandono representa “um grande avanço para que mais crianças e adolescentes tenham trajetórias de sucesso”.
A proteção contra a violência também avançou com o aumento do uso do Sistema de Informação para Infância e Adolescência (Sipia) para registro e encaminhamento de casos. Nos municípios certificados, o número de registros de violência aumentou 60 vezes, revelando casos que antes passavam despercebidos. “Trazer a violência à tona é essencial para a proteção das crianças e adolescentes”, disse Vanessa Wirth, chefe interina de proteção à criança do Unicef no Brasil.
Bình luận