8º Encontro Nacional de Hortaliças Não Convencionais Destaca Pancs e Tradição Culinária de Minas Gerais em 2025
Taioba, ora-pro-nobis, peixinho e azedinha são algumas das Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs), conhecidas pelo consumo regionalizado e pela ausência de uma cadeia produtiva formal. Apesar disso, essas plantas são ricas em sabor e nutrientes, representando ingredientes ideais para uma culinária diversificada e nutritiva.
Essas hortaliças e seus potenciais para a segurança alimentar serão foco do 8º Encontro Nacional de Hortaliças Não Convencionais (Hortpanc), organizado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e a Embrapa, com realização entre 1 e 3 de julho de 2025 nas cidades mineiras de Sete Lagoas e Prudente de Morais. O evento conta com o apoio da Emater-MG e das universidades federais de São João del Rei (UFSJ), Minas Gerais (UFMG) e Viçosa (UFV).
As pesquisadoras da Epamig, Izabel Cristina Santos e Marinalva Woods, coordenadoras do Hortpanc, destacam que o evento reúne conhecimentos acadêmicos e saberes populares sobre as Pancs. "Esta edição será uma oportunidade de promover a culinária mineira, mostrando como essas hortaliças ancestrais fazem parte da tradição de diversas regiões do estado, cada uma com usos e preparos únicos," afirma Izabel.
Marinalva complementa que o evento representa uma conquista para os avanços das Pancs em Minas Gerais, sendo parte do trabalho que a Epamig realiza desde a criação de bancos de multiplicação até a implantação de bancos comunitários pela Emater-MG.
Georgeton Soares, coordenador técnico de Olericultura da Emater-MG, enfatiza a importância do encontro para divulgar os 17 anos de esforços conjuntos das instituições e dos produtores em Minas Gerais, visando ampliar o cultivo e o consumo das hortaliças não convencionais.
Itinerância e Parcerias O Hortpanc, idealizado pela Embrapa, é um evento itinerante com coordenação rotativa e já foi realizado em cidades como Brasília, São Paulo, Curitiba e Campinas. Nuno Madeira, pesquisador e curador do evento pela Embrapa Hortaliças, celebra o evento em Minas Gerais, que irá unir os sabores e saberes tradicionais da região e promover a nutrição funcional e a culinária voltadas à segurança alimentar e nutricional.
Commentaires